Notícias CEEE

Vereadores de Porto Alegre prestam homenagem à CEEE

Evento marca os 65 anos da Companhia

Por admin / Publicado: 03/09/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

 

O Grupo CEEE será homenageado, nesta quinta-feira, 04, pela Câmara Municipal de Porto Alegre, em comemoração aos 65 anos de fundação da Companhia. A iniciativa foi proposta pelo vereador Luiz Braz e será realizada no período de comunicações, às 14 horas, no Plenário Otávio Rocha, do Palácio Aloísio Filho, localizado na Av. Loureiro da Silva, 255. O presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais e os diretores José Francisco Pereira Braga (Transmissão) e Sérgio Souza Dias (Geração) participam do evento.

A CEEE foi fundada em 1º de fevereiro de 1943. Hoje, o Grupo é formado pela Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (CEEE-Par), pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) e pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). Conta com um quadro funcional de, aproximadamente, 4.050 empregados, em diversas áreas na capital e no interior.

A CEEE-GT possui 15 usinas hidrelétricas, com uma capacidade instalada de 910,6 MW (megawatts). A empresa participa, também, em consórcio, de empreendimentos já concluídos, como as Usinas Hidrelétricas de Machadinho, Campos Novos, Jaguari Energética, Monte Claro e Dona Francisca, totalizando 190 MW. Há, ainda, outros 146 MW, que são resultado de parcerias com usinas em construção. Nesses projetos, estão a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, com 855 MW, e as Usinas Castro Alves e 14 de Julho, da Companhia Energética do Rio das Antas (Ceran), na serra gaúcha, empreendimento com potência total de 360 MW.

A área de transmissão detém a concessão em todo Rio Grande do Sul, contando com 7.000 MVA (Megavolt Ampére) de potência instaladas em 59 subestações e 6.000 quilômetros de linhas, sustentadas por mais de 15 mil estruturas. O investimento do Grupo, nesse segmento, está direcionado à expansão do sistema elétrico, nas telecomunicações, operação e manutenção do setor. “O nosso plano contempla ampliações e adequações em 16 subestações e implementação de quatro linhas de transmissão de 230 mil Volts. Entre as obras, estão a nova linha de 230 mil Volts, ligando as Subestações Gravataí 2 e Porto Alegre 8, e as ampliações das Subestações Porto Alegre 8, Porto Alegre 10, São Borja, Camaquã, Guaíba 2, Garibaldi e Panambi”, informou José Pereira Braga aos presentes, ressaltando a importância desses projetos, que aumentam as condições de atendimento da energia elétrica e a confiabilidade do sistema de transmissão.

A CEEE D atende a 1,39 milhão de clientes em 26% do território do Rio Grande do Sul, o que representa cerca de 3,5 milhões de pessoas nos 72 municípios de sua área de concessão, localizada nas regiões Sul e Campanha, litoral Norte e parte da região Metropolitana, incluindo também a capital. A estrutura da Distribuidora é composta por 52 subestações, 41 mil transformadores, 1.833 quilômetros de linhas de subtransmissão, mais de 50 mil quilômetros de redes urbanas e rurais, 29 agências comerciais de atendimento e 11 bases técnicas.

Neste ano, a Companhia recebeu homenagem, pelos 65 anos de atuação no Rio Grande do Sul, nas Câmaras de Vereadores de Canela, Osório, Passo Fundo e, também, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
01/07/2024

Mês de julho tem bandeira tarifária amarela