Notícias CEEE

A CEEE

Como economizar e ter uma decoração de Natal segura?

CEEE Equatorial dá dicas para a época mais iluminada do ano

Por DANIEL PINHEIRO FAVERO / Publicado: 11/12/2024

Compartilhar

  “Então é Natal”! Chegou a época do ano em que as luzes tomam conta das casas, das fachadas e dos tradicionais pinheiros. Afinal, é seguro deixar a decoração ligada o tempo todo? Qualquer jogo de luzes pode ser usado em área externa? Qual o tipo de lâmpada que consome menor energia? Para responder essas e outras dúvidas frequentes, a CEEE Equatorial reuniu algumas dicas para que as festas de fim de ano sejam ainda mais iluminadas e sem imprevistos indesejáveis.  

  1. Pinheiro de Natal: ao escolher uma árvore artificial, certifique-se que ela possua a etiqueta “resistente ao fogo”.  

  1. Lâmpadas: não coloque as luzes perto de artigos de decoração feitos de papel (que pode aquecer e ter risco de incêndio). As luzes natalinas possuem fios finos, que podem facilmente perder a proteção plástica que funciona como isolante. É recomendável uma inspeção visual antes do primeiro uso e não usar o produto caso exista alguma parte metálica da fiação exposta.  

  1. Lâmpadas de LED: prefira iluminação com tecnologia LED. Elas trabalham com tensões e correntes mais baixas que as incandescentes. Por isso, a possibilidade de sobrecarga é menor. O LED tem ainda um ciclo de vida maior, além de ser a opção mais econômica.  

  1. Tomada: não coloque muitos enfeites ligados na mesma fonte de energia. Use filtros de linha ou extensões certificadas ao invés de adaptadores (os famosos benjamins ou “T”) ou extensões com muitas entradas. É importante prestar atenção na capacidade e na integridade dos fios antes de usá-los.  

  1. Velas: são artigos charmosos dessa época, mas é preciso ter cuidado com o recipiente e o local onde elas serão expostas. Evite lugares onde possam cair perto de enfeites inflamáveis, bem como ao alcance de crianças e animais.   

  1. Decoração externa: atenção à chuva e à umidade. Nesse caso, a iluminação precisa estar revestida adequadamente, como mangueiras que tenham índice de proteção igual ou superior a IP44. 

  1. Preço: produtos muito baratos precisam de ainda mais atenção, pois podem apresentar baixa qualidade do material usado na produção.  

  1. Economia: além da opção de lâmpadas em LED, vale observar as informações sobre a potência (W ou watts) contidas nas embalagens. Um conjunto padrão de 100 micro-lâmpadas com 50W de potência, por exemplo, consome 16,5 kWh/mês se for ligado por 11 horas diárias. Se esse mesmo conjunto for ligado durante cinco horas, das 19h à meia-noite, por exemplo, o consumo diminui para 7,5 kWh/mês, gerando economia de 45%. 

  1. Choque elétrico: se a fiação estiver exposta, principalmente em ambientes úmidos, desligue a rede elétrica (disjuntor) antes de fazer qualquer intervenção. 

  1. Postes: em nenhuma hipótese decorações externas devem ser ligadas diretamente nos postes de energia elétrica.  

  1. Desligue: ao sair de casa, desligue a decoração para evitar qualquer risco que não possa ser controlado imediatamente.