Notícias CEEE

A CEEE

Pinheiro Machado reduz gasto de energia em 70% com instalação de painéis solares em prédios públicos pela CEEE Equatorial

Prédios da Secretaria de Saúde, da rodoviária e da Escola Municipal Manuel Prisco receberam o projeto de eficiência energética

Por DANIEL PINHEIRO FAVERO / Publicado: 31/01/2025

Compartilhar

Pinheiro Machado está colhendo os frutos de um projeto de eficiência energética promovido pela CEEE Equatorial. Foram instalados painéis fotovoltaicos em três prédios públicos, que reduziram em até 70% os gastos com energia elétrica nestes locais.  

O projeto tem o objetivo de promover a sustentabilidade e a redução de custos em municípios gaúchos, alinhando-se às metas globais de transição energética e combate às mudanças climáticas. Todo o processo, desde a elaboração do projeto até a execução e as medições para validação dos resultados foi conduzido ao longo de dois anos pela distribuidora. 

Os locais beneficiados com as melhorias em Pinheiro Machado são a Escola Manuel Prisco, a Secretaria de Saúde e a Rodoviária da cidade, onde os painéis de geração de energia solar já estão funcionando. 

“Com a economia gerada, os recursos anteriormente destinados aos custos de energia elétrica poderão ser redirecionados para melhorias no atendimento à população, como a elevação da qualidade dos serviços prestados”, afirma o analista do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial, Jonatan Silva. 

Em Piratini, a cerca de 40 quilômetros de distância de Pinheiro Machado, também foi realizado o projeto de eficiência energética no Centro de Eventos, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e na Escola Agrícola e a Escola Municipal de Educação Infantil Roque Soares do Amaral. O trabalho envolveu a instalação de sistemas fotovoltaicos (luz solar), ar-condicionado, iluminação eficiente, além de outras melhorias para redução do consumo de energia elétrica. 

Segundo o analista do Programa de Eficiência Energética (PEE) da CEEE Equatorial, Jonatan Silva, o investimento total foi de aproximadamente R$ 225 mil, considerando a mão de obra e a aquisição de materiais, e vai permitir que as instituições beneficiadas possam destinar mais recursos para melhorias internas.   

Essa é mais uma etapa do PEE que já passou também pelas cidades de Rio Grande, com trabalho feito na Estação Naval e em Morro Redondo, onde o sistema elétrico do Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt (Hoema) foi modernizado. Nas cidades de Imbé e Minas do Leão, a mesma iniciativa é realizada com foco na melhoria da eficiência de iluminação pública.