Notícias CEEE

A CEEE

Famílias recebem 80 geladeiras da CEEE Grupo Equatorial

Entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (16) para moradores do bairro Humaitá

Por DANIELLE BRITES RODRIGUES / Publicado: 18/10/2024

Compartilhar

Depois de passar 20 dias embaixo de um viaduto com quatros filhos, durante o momento mais crítico da enchente de maio, a dona Maria Oliveira, de 57 anos, estava com sorriso largo aguardando para levar sua geladeira nova para casa. A CEEE Equatorial entregou, na manhã desta quarta-feira (16), 80 refrigeradores para famílias atingidas do bairro Humaitá. 

“Este momento é muito gratificante, a minha geladeira estava só com o congelador funcionando e o dinheiro que recebemos das doações precisávamos de outras coisas. Mas passou, né? Graças a Deus”, celebrou Maria.  

A entrega faz parte de um projeto da CEEE Grupo Equatorial elaborado após as enchentes, e aprovado pela Aneel, para o investimento de R$ 10 milhões na aquisição e a distribuição das geladeiras, além de outras frentes que promovem a troca de lâmpadas de LED (13,5 mil) e instalação de chuveiros eficientes (2,7 mil) também para famílias afetadas pela catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul.  

O analista de operações do Programa de Eficiência Energética da CEEE Grupo Equatorial, Jonatan Silva, relatou que esta é apenas a primeira entrega que contemplará ao todo 2,7 mil geladeiras em nove municípios gaúchos. “No bairro Humaitá, mapeamos 130 pessoas que tinham necessidade imediata de uma nova geladeira. Hoje estaremos cadastrando quem ainda não conseguiu se inscrever na primeira fase, até sexta-feira”, explicou.  

Para Ariana Souza, 27 anos, a situação serviu para um propósito maior: “Foi um aprendizado para todo mundo aqui, a comunidade se ajudou muito, participei de alguns resgates deixando a minha filha de dois anos no abrigo onde ficamos alojados”, refletiu enquanto aguardava para pegar o seu novo refrigerador.  

A representante da comunidade, Vanesa Camargo, de 35 anos, que também foi contemplada, acompanhou de perto a situação de todos ali. “As pessoas iam saindo das suas casas com a roupa do corpo e deixando tudo para trás. A minha mãe perdeu tudo, ficou só com um fogão a gás. Então ainda bem que veio esse projeto porque a comunidade está se virando como pode”, destacou.  

Etapas  

O projeto contará com as seguintes etapas já concluídas: 

  • Mapeamento das áreas afetadas pelas enchentes, identificando as regiões mais impactadas. 

  • Aquisição de materiais, como chuveiros eficientes, geladeiras e lâmpadas, para fornecer soluções sustentáveis às famílias. 

  • Cadastramento das famílias atingidas pelas enchentes de maio, contando com o apoio direto da CAFU para identificar as famílias mais impactadas pela catástrofe. 

Os próximos passos serão a conclusão das ações em Porto Alegre e o avanço para as cidades próximas, como Eldorado do Sul e Guaíba. 

Municípios beneficiados  

Alvorada, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, São Jerônimo, Rio Grande, Pelotas e São Lourenço do Sul serão os municípios beneficiados pelo projeto. O número de pessoas atendidas por tipo de equipamento poderá variar de acordo com a necessidade das famílias.  

A CEEE Equatorial reafirma seu papel de liderança e compromisso em fornecer soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela comunidade, contribuindo para a reconstrução e melhoria das condições de vida das famílias atingidas pelas enchentes.