Notícias CEEE

A CEEE

CEEE Equatorial alerta para o risco de temporais severos a partir de sexta-feira

Instabilidade pode provocar ventos de até 100 km/h e células de tempestade em todo o estado.

Por DANIEL PINHEIRO FAVERO / Publicado: 23/01/2025

Compartilhar

O Rio Grande do Sul deve ser atingido por fortes temporais nesta sexta-feira (24). Os serviços meteorológicos alertaram o Centro de Operações Integradas da CEEE Equatorial para o risco de células de tempestades em cidades do norte e do sul do estado, dentro da área de concessão da distribuidora. 

As previsões apontam que as rajadas de vento podem chegar a 100 km/h, acompanhadas de chuva forte e queda de granizo, podendo provocar destelhamentos de casas, queda de postes e árvores.    

Não se descarta o risco de eventos severos localizados, com a possibilidade de ocorrerem alagamentos em razão dos elevados volumes de chuva. Todo o território gaúcho deve ser impactado, inclusive a capital e região metropolitana. 

*Fique atento com a rede elétrica* 

Durante tempestades, a rede elétrica pode sofrer interferências, ocasionando quedas de energia. Para minimizar riscos, a CEEE Equatorial recomenda que a população: 

- Fique longe das janelas para evitar riscos com vidros quebrados ou objetos que possam ser lançados pela ventania; 

- Se estiver dirigindo, permaneça no carro, pois o veículo oferece proteção contra raios; 

- Caso esteja na rua, evite tocar em itens de metal ou elétricos, pois podem conduzir eletricidade; 

- Afaste-se de árvores e terrenos abertos para minimizar o risco de ser atingido por um raio; 

- Mantenha-se afastado caso se depare com fios e cabos ao solo. 

Equipes em alerta 

O Centro de Operações Integradas (COI) da companhia segue acompanhando os alertas da meteorologia e, caso a tempestade se confirme e traga consequências para o sistema de distribuição, equipes serão alocadas de imediato para atuar e reduzir os impactos aos clientes. A CEEE Equatorial reforça que, para este período de tempestades, está empenhada para garantir o atendimento ágil aos clientes, mesmo que a intensidade da chuva tenha sido além do que estava previsto pelos especialistas. 

Se faltar energia, o que fazer?

Caso o fornecimento de energia seja afetado pelo temporal, a distribuidora lembra sobre a importância do registro nos canais oficiais de atendimento, que funcionam 24 horas por dia: 

- Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos); 

- Central de Atendimento: 0800 721 2333.