Notícias CEEE

A CEEE

Mês de julho tem bandeira tarifária amarela

ANEEL leva em consideração a previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano e expectativa de crescimento do consumo de energia

Por andrealp / Publicado: 01/07/2024 Última modificação: 16/07/2024 22h03

Compartilhar
A Equatorial Energia informa que, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no mês de julho fica em vigência a Bandeira Tarifária Amarela para os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN). Por conta dessa decisão, a fatura de energia passa a ter um aumento de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts horas consumidos. 
A bandeira amarela foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (em cerca de 50%) e pela expectativa de crescimento da carga e do consumo de energia no mesmo período. Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao inverno com temperaturas superiores à média histórica do período, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais. 
Para minimizar o impacto da mudança da Bandeira Tarifária no valor da fatura, a concessionária orienta seus clientes para práticas de um consumo consciente, evitando o desperdício de energia. 
A Equatorial Energia esclarece ainda que o consumo mensal de energia é calculado pela diferença entre os registros de leitura do medidor no mês anterior e o atual, em um intervalo que pode variar de 27 a 33 dias, e é dado com base no kWh. Mais informações no site da Aneel.