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CEEE restebelece 96% do fornecimento de energia após temporal de quarta-feira

Em coletiva na tarde desta sexta, diretoria do Grupo CEEE presta contas sobre os trabalhos de recomposição do sistema elétrico

Por admin / Publicado: 16/10/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h28

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A CEEE Distribuição informa que, após dois dias de intensos trabalhos das equipes, mais de 96% dos clientes atingidos já foram restabelecidos. Mais de 13,4 mil unidades consumidoras permanecem sem fornecimento (dados coletados às 15h desta sexta-feira, 16). Desse total, pouco mais de 3 mil clientes estão localizados na Capital. Devido ao forte temporal, com ventos de  134 km/h na quarta-feira, 14, cerca de 390 mil clientes chegaram a ficar sem energia.  A Concessionária reitera seu compromisso de atender os clientes no menor prazo possível e, para isso, além da contratação emergencial de equipes, remanejou técnicos de outras áreas para o serviço de emergência. Ao todo, são 1.500 pessoas trabalhando incessantemente nos municípios mais atingidos da área de concessão da CEEE: Porto Alegre, Viamão,  Alvorada, Guaíba e El Dorado do Sul. É importante destacar que a intensidade do temporal provocou danos cuja resolução envolve trabalhos complexos e demorados, como substituição de postes, podas e reconstrução de redes.

Mais de 600 árvores ou galhos de grande porte atingiram as redes de energia elétrica, na noite de quarta-feira, 14. Por isso, não é possível fazer uma previsão exata da conclusão dos serviços, mas os profissionais da Companhia estão trabalhando contínua e ininterruptamente para consertar os estragos causados pela violenta tempestade.

A Companhia se solidariza e pede a compreensão dos clientes que ainda estão sem energia para evitar novos protestos que geram outros transtornos para milhares de pessoas.

 

Recomposição dos danos

Na noite de quarta-feira, 14, quando começou a tempestade, 390 mil clientes ficaram sem abastecimento. Na manhã de sexta-feira, 16, cerca de 96% das unidades consumidoras já haviam sido religadas. Às 15h dessa sexta-feira, 13,4 mil clientes aguardam atendimento da Companhia. Os técnicos de equipes de fiscalização e obras, por exemplo, foram redirecionados para a emergência, a fim de agilizar a recomposição.

Dos mais de 3 mil clientes de Porto Alegre que ainda estão sem energia, 1.500 estão localizados nas ilhas e estão desligados por segurança, uma vez que o nível das águas ainda está elevado.

 

Dados meteorológicos

O INMET de Porto Alegre registrou, na noite de quarta-feira, 14, precipitação de mais de 100 mm e as rajadas foram superiores a 134 km/h. Foram registrados 228 mil relâmpagos e raios.

 

Contato com a Companhia

Mais de 100 mil clientes entraram em contato com a Companhia desde quarta-feira. A Central de Teleatendimento da CEEE (0800 721 2333) opera normalmente, com todo seu efetivo, composto por 236 pessoas. No entanto, devido à gravidade do temporal, há um grande número de ligações, provocando congestionamento. Nesses casos, há fila de espera e a CEEE recomenda que os clientes aguardem, pois serão atendidos. Somente das 22h de quarta-feira até às 13h da sexta-feira, o Teleatendimento recebeu mais de 24,3 mil ligações.

Por este motivo, a Empresa recomenda que os clientes comuniquem falta de luz preferencialmente pelo torpedo: basta enviar a palavra LUZ e o número de instalação (destacado num quadrado amarelo na conta de luz) para 27307. O serviço é gratuito e a reclamação é registrada diretamente no sistema. O cliente recebe mensagens com o número de protocolo e informações adicionais. No total a CEEE recebeu 72,4 mil torpedos, desde a noite de quarta-feira, 14. Há, ainda, a possibilidade de atendimento presencial nas agências (confira endereços e horários de atendimento no site www.ceee.com.br).

 

Dicas de segurança

A CEEE Distribuição alerta para alguns cuidados que devem ser tomados em temporais:

·        Não se aproxime nem toque em cabos rompidos ou caídos. Avise imediatamente a CEEE Distribuição pelo 0800 721 2333.

·        Em áreas alagadas, desligue a chave geral (disjuntor) do imóvel e, caso esteja na rua, afaste-se da rede elétrica. A água é condutora de energia e há risco de choque elétrico, mesmo sem contato direto com a fiação.

·        Durante chuva forte com raios, procure abrigar-se em local seguro. Em casa, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua.

 

Tempo e critérios de atendimento

Quando há temporais, o número elevado de ocorrências pode provocar aumento do tempo para o restabelecimento da energia elétrica, em função das  condições geográficas, como distância, dificuldade de acesso por alagamentos, queda de árvores e de barreiras, entre outros. A CEEE Distribuição prioriza o atendimento das situações que envolvem risco de vida, serviços essenciais (como saúde, água e segurança) e, após, conforme os procedimentos estabelecidos pela ANEEL, as demais ocorrências, conforme o número de unidades consumidoras atingidas. Seguindo este critério, são verificados e reparados subestações, alimentadores (redes de média tensão), redes de distribuição e, por último, casos individuais. É importante ressaltar que, em áreas alagadas, por motivos de segurança, o fornecimento de energia só pode ser restabelecido após a normalização do nível da água.

 

Mais imagens pelo www.flickr.com/photo/grupoceee

 

 

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