CEEE fala sobre segurança para trabalhadores da construção civil
Por admin / Publicado: 09/07/2015 — Última modificação: 18/10/2019 16h28
Compartilhar
Técnicos da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE Geração e Transmissão) realizaram, na tarde de ontem, 08, uma palestra sobre segurança com energia elétrica para cerca de 70 colaboradores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre. O encontro realizado na sede do Sindicato teve o objetivo de apresentar orientações e dados de indicadores sobre o tema construção civil e energia elétrica.
Em levantamento realizado pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) apurou que, em 2013, o principal motivo de acidentes envolvendo contato com fios da rede elétrica e que resultaram em óbitos é a construção e manutenção predial (31,8% dos casos de mortes). Em segundo lugar, a ligação elétrica clandestina ficou responsável por 12,9% das ocorrências, dentre as 14 categorias monitoradas.
O projeto “Deixe essa energia passar – A CEEE só leva coisas boas para você” tem o objetivo de conscientizar o público sobre os perigos e danos que podem ocorrer com a utilização inadequada com energia elétrica especialmente nos seguintes segmentos: construção civil, ligações clandestinas, instalação de antenas,máquinas agrícolas próximas às linhas de transmissão e em escolas esclarecendo os perigos com brincadeiras como soltar pipas (pandorgas), jogos de futebol etc. A proposta é mostrar os riscos, além da oportunidade de esclarecer o público do que pode ocorrer com comportamento inadequado. Além disto são apresentadas dicas sobre eficiência energética e esclarecimentos sobre geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Dicas de segurança
1) Para a população em geral:
· Nunca se aproxime de fios e cabos partidos, eles são muito perigosos em qualquer situação;
· Não atire arames, pedras ou outros objetos nos cabos isoladores e equipamentos das redes elétricas;
2) Na Construção civil
· Desligar sempre a eletricidade nos em casos de manutenções e reparos;
· Cuidado ao descarregar materiais (brita, areia, etc.) utilizando caminhão caçamba;
Observar as distâncias de segurança ao utilizar gruas ou outros equipamentos de elevação de material ou pessoas;
Atenção durante o manuseio de vergalhões e esquadrias metálicas.
· Cuidados com emendas mal feitas, fios sem isolamento ou soltos sobre a superfície de trânsito além da utilização de equipamentos não protegidos.
3) Para a população em geral e dicas de Economia
· Não mexa com eletrodomésticos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou pés molhados; a água torna o choque muito mais perigoso;
· Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor, não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca e não exagere na força ao rosqueá-la;
Tês ou benjamins não devem ser utilizados em caráter definitivo, pois podem sobrecarregar o circuito.
· Não abra a porta da geladeira por tempo prolongado sem necessidade; não guarde alimentos e líquidos quentes; n~so forre as prateleiras da geladeira com pláticos; a vedação da porta deve estar em bom estado; instale o aparelho em lugares ventilados e longe da luz solar e não pendure roupas na parte de trás da geladeira.
· Econonomize cerca de 40% da energia elétrica consumida no chuveiro usando a chave na posição verão; não tente reaproveitar uma resistência queimada, pois acarreta aumento de consumo de energia e evite banhos demorados
· Oriente as crianças a brincar longe da rede elétrica e que devem empinar pipas em locais abertos e afastados da eletricidade; nunca devem usar fios metálicos ou cerol e se a pandorga ficar presa, não tente resgatá-la.
· Aproveite o máximo a luz natural;
Evite acender lâmpadas durante o dia e apague-as quando não estiver utilizando;
Dê preferência a lâmpadas fluorescentes compactas circulares;
· Não deixe a televisão ligada, quando ninguém estiver assistindo;
· Evite o hábito de dormir com a televisão ligada.
Contatos com o Grupo CEEE: 0800 721 2333 e em caso de falta de energia use o torpedo enviando uma mensagem para o número 27307, com a palavra luz e o número da instalação encontrado no canto superior direito da fatura de energia elétrica.