CEEE concluiu a instalação dos cabos de energia em novas torres de transmissão na Região Sul do RS
Por admin / Publicado: 25/03/2012 — Última modificação: 18/10/2019 16h27
Compartilhar
A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) finalizou, neste domingo, 25, o trabalho para retornar a configuração original dos cabos da Linha de Transmissão de 230 mil Volts entre as subestações Usina Presidente Médici e Quinta no Sul do Estado. No total, somente hoje, 90 técnicos (50 da própria Companhia e 40 de empresas contratadas) estiveram envolvidos no serviço que iniciou, no local, nas primeiras horas da manhã.
A ação foi necessária, após a conclusão da montagem de quatro estruturas metálicas que sustentam os cabos de energia e que integram o sistema de fornecimento de transmissão de energia nessa região Estado. Essas novas torres precisaram ser reinstaladas para substituir as que haviam sido destruídas durante os fortes ventos que atingiram a região de Pelotas e Rio Grande no temporal do dia 12 de dezembro do ano passado.
Na época, logo após essa contingência, a empresa, imediatamente, providenciou a manutenção do sistema por meio de uma alimentação alternativa de energia, e iniciou a construção de um traçado alternativo (variante), composto por estruturas de emergência provisórias e que agora serão desativas. Essa providência garantiu, por três meses, a manutenção da transmissão de energia, levada diretamente aos consumidores, nessa região, pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D).
Conforme cálculos da área técnica do Grupo CEEE, todo o trabalho, realizado pela empresa nesse período, que incluiu a montagem das estruturas provisórias, a instalação das novas e definitivas torres metálicas e todo o serviço de mão-de-obra associado, concluído neste domingo com a recolocação e ligação dos cabos de energia, ficou em aproximadamente R$ 500 mil.