Governadora inaugura subestação da CEEE
Por admin / Publicado: 08/10/2008 — Última modificação: 18/10/2019 16h26
Compartilhar
A Governadora do Estado, Yeda Rorato Crusius, o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais e o Diretor de Transmissão, José Francisco Pereira Braga entregaram, nesta quinta-feira (9), à população de Panambi e comunidades da região, a nova subestação (SE) de energia elétrica. A cerimônia de inauguração ocorreu no pátio da subestação, que contou também com a participação do prefeito municipal em exercício, Bruno Artur Fockink, de autoridades regionais, municipais e representantes de cooperativas de eletrificação rural, empresas de energia, entidades e a população em geral.
As obras realizadas pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE GT) ampliaram a capacidade instalada da subestação. A atual estrutura garante maior confiabilidade e disponibilidade no suprimento de energia elétrica. A Governadora Yeda salientou que “quando a gente fez o corte de despesas e deu autonomia às estatais e fundações, o resultado é este que sociedade de Panambi está presenciando, ou seja, aquilo que esperavam há dez anos foi feito em um ano”. Para o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps, “existe um surto de desenvolvimento que acompanha o crescimento do país e do agronegócio nesta região - que é rica e empreendedora, e o que o Governo do Estado, através da CEEE, está fazendo, é facilitar este desenvolvimento.”
Os investimentos somam R$ 4,3 milhões e fazem parte do Plano de Investimentos do Grupo CEEE, para o biênio 2007/2008, que totalizam R$ 320 milhões. Foram construídos setores de 69 kV (quilovolts) e de 13,8kV, além da instalação de um transformador de 25 MVA (megavolts ampères), em substituição aos equipamentos antigos, com 12,5 MVA, que apresentavam capacidade esgotada.
A ampliação da subestação é uma antiga reivindicação da comunidade, que permite o alívio de carga no sistema elétrico da região. O prefeito em exercício, Bruno Fockink reitera a importância da obra, afirmando que “Panambi estava quase em um colapso energético”.