Notícias CEEE

Gestão das Águas é tema de seminário patrocinado pela CEEE

Evento, realizado pela SEMA e pela UERGS, marcou as comemorações da Semana do Meio Ambiente

Por admin / Publicado: 04/06/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo sediou, durante todo o dia de ontem, o Seminário Gestão das Águas: Equilíbrio Ético entre Uso Sustentável e Conservação. O evento, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), integrou as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Presente na abertura oficial, o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, lembrou a estreita relação entre água e energia elétrica. "Luz é água, pois enquanto se consome energia elétrica a água passa por dentro de uma turbina em alguma hidrelétrica. A água é imprescindível na terra e a vida é impensável sem energia. Por isso, temos que fazer o uso racional da água", disse Camps. Ele afirmou que 87% da energia nacional advém de fonte renovável e que o Brasil tem a matriz energética mais limpa do Planeta.

Além de temas como "A proteção aos recursos hídricos" e "O uso da água e valores humanos", o Seminário apresentou o Plano Estadual de Recursos Hídricos e teve a participação do professor da Universidade de Sevilha, Álvaro Sanchez Bravo, membro do Grupo de Especialistas da Mesa Diretiva do Marco de Águas da União Européia (UE). Na ocasião, a UERGS assinou protocolo de colaboração acadêmica, científica e cultural com a Universidade de Sevilha/Espanha para desenvolver projetos de gestão das águas, priorizando o Aqüífero Guarani. O documento foi assinado pelo reitor Carlos Callegaro e pelo representante da universidade espanhola, Álvaro Sanchez Bravo, um dos palestrantes no seminário.

Estado anuncia investimentos para Recursos Hídricos

O secretário de Meio Ambiente Berfran Rosado anunciou, aos participantes do Seminário, que a governadora Yeda Crusius liberou R$ 4 milhões a serem aplicados na conclusão do Plano Estadual de Recursos Hídricos, na contratação de estudo para apurar a disponibilidade hídrica em todas as bacias hidrográficas, apontando a oferta e demanda de água no Estado, no cadastramento dos usuários da água e na elaboração de Planos de Bacias para todos os Comitês. "Toda essa base de dados vai nos permitir ampliar a capacidade de intervenção, com o planejamento de mais projetos e ações, para uma maior proteção dos mananciais hídricos", declarou Berfran. O secretário aproveitou para saudar as primeiras turmas de formandos em gestão ambiental da UERGS, "cujos profissionais terão papel fundamental para as políticas públicas de preservação dos recursos naturais."