CEEE participa de reunião com Sindicato de Aviação Agrícola
Por admin / Publicado: 27/03/2015 — Última modificação: 18/10/2019 16h28
Compartilhar
Técnicos da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) estiveram reunidos, ontem, 26, com o presidente do Sindicato Nacional de Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Nelson Paim na sede da entidade, localizada na capital gaúcha. Na reunião participaram, também, representantes de empresas de aviação agrícola do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro teve o objetivo de levar informações para o Sindicato sobre traçados das linhas de transmissão da CEEE-GT no Estado, além de apresentar material sobre segurança com eletricidade.
Nos últimos quatro meses, ocorreram dois acidentes fatais com aviões agrícolas perto de linhas de transmissão da Companhia, no interior dos municípios de Arroio Grande e Sentinela do Sul. A preocupação da Empresa em prestar todos os esclarecimentos como traçados, configuração e formato das torres e linhas de transmissão é fornecer dados que possam contribuir para a segurança dos aviadores. No encontro, ficou acertado que a CEEE-GT vai encaminhar um mapa atualizado de todas as linhas de transmissão do Estado com a localização de suas estruturas e respectivos posicionamentos geográficos (GPS).
Linhas de Transmissão no Estado
A CEEE Geração e Transmissão é a responsável pela maioria das instalações que compõem a rede básica de transmissão do Estado, viabilizando o transporte e suprimento de energia para as três principais distribuidoras de energia elétrica do Estado (AES Sul, CEEE Distribuição e RGE), além de concessionárias municipais, cooperativas de eletrificação rural e consumidores livres e produtores independentes.
O sistema de Transmissão transporta a energia elétrica produzida nas usinas geradoras ao Sistema Interligado Nacional(SIN), aos pontos de suprimento e centros de consumo de todo o Estado, cumprindo papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.
A CEEE possui aproximadamente 6 mil quilômetros de extensão de linhas de transmissão, que são sustentadas por 15 mil estruturas e operam nas tensões de 230, 138 e 69 kV (quilovolts). Desde 2001, a empresa detém a certificação ISO 9001/2000 para os processos de operação do sistema.