A CEEE
Uma pessoa é presa e 107 autuadas por furto de energia
Por Andreia Fantinel / Publicado: 29/06/2018 — Última modificação: 12/11/2019 14h07
Compartilhar
Uma pessoa foi presa, nessa quinta-feira, 28, durante mutirão de fiscalização para combate a ligações clandestinas ou irregulares de energia, em Porto Alegre. O trabalho envolveu também monitoramento de como estão funcionando os medidores da Companhia e identificou 107 fraudes, em 439 fiscalizações executadas. O trabalho faz parte da Campanha de Combate a Perdas da CEEE, que, desde agosto do ano passado, quando foi intensificada, já recuperou mais de R$ 30,7 milhões.
Desde o início da campanha Fez Gato Pagou o Pato, foram fiscalizadas 28,1 mil unidades consumidoras, das quais 10,5 mil apresentaram irregularidades, que resultaram em 47 pessoas presas em flagrante. Fraude e furto de energia elétrica são considerados crime; e crime continuado, com prisão de até oito anos, pena prevista no Artigo 155 do Código Penal.
Além dos casos em que há atuação das equipes de fiscalização, o próprio consumidor que souber da existência de irregularidade na sua casa pode entrar em contato com a Empresa para regularizar sua situação. O problema é corrigido e a dívida pode ser negociada.