Notícias CEEE

Técnicos da CEEE fazem manutenção com equipes de Linha Viva

Trabalho foi realizado na Subestação Porto Alegre 6, na capital.

Por admin / Publicado: 21/10/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

 

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT, empresa do Grupo CEEE, realizou nesta terça-feira, 21, na Subestação (SE) Porto Alegre 6, localizada no bairro Agronomia, na capital, um trabalho de manutenção preventiva, utilizando a técnica de Linha Viva ao Potencial, sem a necessidade de interrupção do fornecimento de energia elétrica aos consumidores atendidos por essa unidade. O procedimento foi executado por uma equipe de oito empregados da Divisão de Manutenção da Transmissão e das Turmas de Manutenção das Subestações de Canoas e Porto Alegre, e possibilitou a revisão de equipamentos na tensão de 230 mil Volts.

Nesse tipo de procedimento técnico, é padrão, antes do início efetivo do serviço, uma preparação, que envolve várias etapas do trabalho, desde o planejamento, até a adequação dos profissionais envolvidos e a revisão de todos os materiais utilizados no serviço, a fim de que a totalidade dos requisitos de segurança seja atendida. Atividades dessa natureza exigem andaimes, ferramentas, roupas, botinas e acessórios especiais, a fim de que não exista nenhum risco ao técnico que fica ao potencial, na parte energizada da área, isolado da terra. A roupa, por exemplo, é feita de tecido anti-chama, com micro malha de aço inox.

 

Sem interrupção do fornecimento

 

A manutenção com linha viva, além das subestações, é feita também nas linhas de transmissão operadas pela Companhia, e tem o objetivo de revisar e consertar equipamentos e conexões que compõem a infra-estrutura energética, sem interrupções no abastecimento. A ação específica realizada hoje teve o objetivo de reparar a conexão da seccionadora, que apresentava superaquecimento,  problema detectado após uma revisão periódica da área com termovisores, aparelhos que colocados próximos às redes sinalizam pontos quentes. Atualmente, a empresa, na área de transmissão, possui 16 equipes com treinamento especial para manutenção com rede energizada, sendo 10 para atuação em subestações e seis nas linhas.

A Subestação Porto Alegre 6 é uma das unidades mais importantes do sistema do Grupo CEEE, que possui, ao todo,  59 subestações e  15 mil estruturas que sustentam mais de seis mil quilômetros de linhas no Rio Grande do Sul. A SE Porto Alegre 6 é responsável pela transmissão de mais de 60% do atendimento da energia de Porto Alegre, especialmente aos bairros das zonas central, leste e sul da capital.

O diretor de Transmissão do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga, ressalta a importância da manutenção com instalações energizadas, informando que a meta da empresa para o próximo ano é aumentar o investimento realizado nesse segmento junto à infra-estrutura de transmissão, hoje em torno de R$ 10 milhões. Além disso, estão previstos, ainda, recursos, para aquisição de equipamentos de EPI (Equipamento de Proteção Individual), indispensáveis para a realização dos trabalhos com redes energizadas.