Consumo de energia na área da CEEE supera o da Região Sul
Por admin / Publicado: 26/09/2010 — Última modificação: 18/10/2019 16h27
Compartilhar
Seguindo a tendência registrada em todo o País, o consumo de energia na área de concessão da CEEE, no Rio Grande do Sul, aumentou 5,04% em agosto em relação ao mesmo período de 2009. O índice é maior do que a média registrada na região Sul, onde o consumo teve incremento de 3,7% quando comparado a agosto do ano passado. No Brasil, a elevação foi de 7,1%. Em todas as medições, a evolução do consumo foi puxada, principalmente, pela indústria, que vem crescendo sistematicamente desde o fim de 2008, com os maiores índices registrados no verão deste ano.
Em agosto de 2010, a indústria gaúcha abastecida pela CEEE-D aumentou o consumo em mais de 8%, tendência também verificada nos segmentos residencial (4,49%) e comercial (3,02%). Todos os casos levam em conta uma comparação com o mesmo período de 2009. Segundo o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, este aumento é explicado por dois fatores básicos: o fim da crise – e consequente retomada da indústria – e pelo incentivo à aquisição de bens de consumo. “Houve um aumento na renda e, com a redução do IPI da linha branca, as pessoas compraram mais equipamentos elétricos, como televisores, máquinas de lavar, geladeiras. Tudo isso levou ao crescimento no consumo de energia”, analisou. No acumulado do ano no Brasil, o consumo está 9,2% maior do que período equivalente de 2009.
A área de Concessão da CEEE abrange 72 municípios das regiões Metropolitana, da Campanha, litoral Norte e Sul e Centro-Sul, com um total de mais de 1,45 milhão de consumidores.