A CEEE
CEEE recompõe energia para 99% dos clientes
Por limeira / Publicado: 04/07/2020
Compartilhar
Após intenso trabalho de recomposição das redes elétricas nas áreas atingidas pela atuação do ciclone bomba no início da noite de terça-feira, 30, a CEEE Distribuição restabeleceu a energia para 99% dos 750 mil clientes que ficaram sem energia. O Litoral Norte concentra a maioria dos casos, que são pontuais, pois cada serviço atende a um grupo pequeno de pessoas. A região Metropolitana ainda tem diversos casos isolados (onde um serviço restabelece um único cliente), enquanto as regiões Centro Sul e Sul estão quase normalizadas. As equipes seguem trabalhando incansavelmente, mas a complexidade dos estragos e a quantidade de serviços ainda são muito grandes.
Aproximadamente 2 mil profissionais entre eletricistas, equipes de retaguarda, terceirizados e teleatendentes seguem trabalhando na recomposição das redes danificadas. Os danos causados pela passagem do ciclone atingiram principalmente o Litoral Norte do Estado e Região Metropolitana, incluindo a Capital. Mas também foram registradas ocorrências nas regiões de Pelotas, Litoral Sul e Camaquã. A estação meteorológica do Aeroporto Salgado Filho registrou ventos com velocidade de até 85,1 Km/h entre 03h e 04h na madrugada de quarta-feira, 1º, mas como as construções e topografia afunilam o vento, essa velocidade deve ter sido superada em alguns pontos da Capital.
Entre as principais ocorrências estão quedas de árvores sobre a rede elétrica, que causaram rompimento de fios e postes em toda a área de concessão. No Litoral Norte, duas linhas de transmissão foram interrompidas. Uma liga a subestação (SE) Arroio do Sal à SE Capão Novo (e abastece mais de 33 mil clientes) e a outra faz a conexão da SE Atlântida Sul 2 à SE Torres (e abastece mais de 51 mil clientes).
Contato com a Companhia
Uma indisponibilidade da operadora de telefonia Oi deixou o teleatendimento da CEEE (0800 721 2333) fora do ar entre as 17h de terça-feira, 30 e as 6h de quarta-feira, 01. Devido a congestionamento dos atendimentos por esse canal, a Distribuidora reforça que seja utilizado, preferencialmente, o SMS para informar falta de energia , enviando a palavra LUZ e o número da UC para 27307.
Dicas de segurança
A CEEE Distribuição alerta para alguns cuidados que devem ser tomados em temporais:
- Não se aproxime nem toque em cabos rompidos ou caídos. Avise imediatamente a CEEE Distribuição pelo 0800 721 2333.
- Em áreas alagadas, desligue a chave geral (disjuntor) do imóvel e, caso esteja na rua, afaste-se da rede elétrica. A água é condutora de energia e há risco de choque elétrico, mesmo sem contato direto com a fiação.
- Durante chuva forte com raios, procure abrigar-se em local seguro. Em casa, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua.
- Não tente remover telhas e galhos que estejam sobre a rede. Eles podem estar energizados.
Tempo e critérios de atendimento
Quando há temporais, o número elevado de ocorrências e as condições geográficas (distância, dificuldade de acesso por alagamentos, queda de árvores e de barreiras) podem provocar aumento do tempo para o restabelecimento da energia elétrica. A CEEE Distribuição prioriza o atendimento das situações que envolvem risco de vida, serviços essenciais (como saúde, água e segurança) e, após, conforme os procedimentos estabelecidos pela ANEEL, as demais ocorrências, de acordo com o número de unidades consumidoras atingidas. Seguindo esse critério, são verificados e reparados subestações, alimentadores (redes de média tensão), redes de distribuição de baixa tensão e, por último, casos individuais. É importante ressaltar que, em áreas alagadas, por motivos de segurança, o fornecimento de energia só pode ser restabelecido após a normalização do nível da água.