CEEE lança edital para implantar programa de eficiência energética
Por admin / Publicado: 11/03/2010 — Última modificação: 18/10/2019 16h26
Compartilhar
O Grupo CEEE abre licitação, dia 31 de março próximo, à 9 horas, para contratação de serviços destinados ao atendimento das comunidades de baixo poder aquisitivo localizadas em cinco bairros da capital gaúcha. Esse trabalho integra o Programa de Eficiência Energética da CEEE Distribuição, através do edital de número 2010020083, modalidade concorrência, e pode ser consultado no site da www.ceee.com.br, ou diretamente na Comissão Permanente de Licitações, pelo telefone (51) 3382-4846 ou e-mail: comperlic@ceee.com.br. A abertura das propostas ocorre na sala da Comissão Permanente de Licitações, no Centro Administrativo da CEEE (Avenida Joaquim Porto Villanova, n.º 201 - prédio A, sala 428, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre).
Essa ação, que prevê a utilização de recursos no valor de R$ 8,4 milhões, atende à Lei 9.991/2000 e à Resolução número 300 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), na área de concessão da CEEE-D e irá beneficiar dez mil unidades instaladas em Porto Alegre. A região é compreendida pelas avenida Cristiano Fischer, Protásio Alves e Antônio de Carvalho, incluindo as comunidades das Vilas Fátima, Divinéia, Bom Jesus, Pinto e Mato Sampaio. A execução do projeto se desenvolverá durante 15 meses na modalidade “turn key” (contratação de serviços e materiais).
Conforme projeto básico, após análise das informações do diagnóstico energético das instalações na região definida, haverá ações de eficiência energética variadas, que incluem regularização das entradas de energia e substituição de lâmpadas, chuveiros e geladeiras por produtos eficientes e de baixo consumo de energia elétrica, aprovados com selo Procel/Inmetro.
Pelo edital, após a realização desse diagnóstico, serão selecionadas três mil unidades residenciais, cujas entradas de energia precisam ser totalmente readequadas e outras mil que necessitam de adequações parciais.
Além disso, num universo de dez mil residências, serão substituídas 30 mil lâmpadas incandescentes de 60 watts por fluorescentes de 15 watts e outras 12 mil, de 15 watts e 127 Volts, para escolas, creches e centros comunitários. No caso residencial, cada casa receberá três lâmpadas econômicas, em troca da entrega do mesmo número do tipo incandescente e que serão encaminhadas para um processo de descarte.
Fazem parte, ainda, do projeto, a instalação de 1,6 mil equipamentos chamados recuperador de calor junto aos chuveiros das residência, mais duas mil geladeiras de baixo consumo, também com etiqueta Procel/Inmetro e um conjunto de atividades informativas e educacionais às comunidades, como visitas para esclarecimentos sobre a conta de luz, palestras e peças teatrais.
A CEEE Distribuição mantém programas de eficientização energética em toda sua área de concessão, que abrange 72 municípios. Desde 2001, a Companhia já investiu aproximadamente R$ 36 milhões em programas de eficientização em hospitais, escolas, prédios públicos e residências, que representaram uma redução de energia de 91.521 MWh/ano e uma diminuição de demanda de 50.911 kW. Esses dados equivalem ao consumo de um ano de todas as residências da cidade de Alvorada, que tem 214 mil habitantes.