Notícias CEEE

A CEEE

CEEE Grupo Equatorial realiza ações para evitar interrupções de energia em Camaquã

Por mauro.carneiro / Publicado: 15/12/2021

Compartilhar

A CEEE Grupo Equatorial Energia vem realizando uma série de ações para melhorar a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia para Camaquã, município localizado a 130 km ao sul de Porto Alegre. O objetivo, além de beneficiar os 65 mil moradores da cidade, é mitigar as interrupções que prejudicam a comunidade e a economia da região. 

Uma das obras já em andamento é o deslocamento de parte do equipamento de suprimento de energia (alimentador) que percorre as Estradas Capitão Jango e dos Galpões.  Originalmente, esta rede passa por trechos de vegetação intensa e com frequentes interrupções em virtude da queda de galhos na fiação.  Esta obra irá remanejá-la para a lateral da estrada, facilitando a manutenção e evitando a intervenção da vegetação.  Para finalizar esta melhoria, haverá um desligamento programado, em 23 de dezembro, que será comunicado aos clientes com a devida antecedência. 

Além da estruturação de um plano de manutenção, a empresa também investe na recomposição da automação de equipamentos de rede, que protege e agiliza o restabelecimento da energia.  Estes equipamentos serão telecomandados e operados à distância pelo Centro de Operações. 

A CEEE Grupo Equatorial Energia também efetuou uma vistoria na rede elétrica nos distritos de Bandeirinha, Banhado do Colégio, Bonito, Capela Santo Antônio, Capela Velha  e Sant'Auta, substituindo materiais e equipamentos avariados. 

Subestação Cerro Grande do Sul 

A CEEE Grupo Equatorial Energia, no ano de 2022, iniciará a construção de uma nova subestação em Cerro Grande do Sul, com 4 (quatro) novos alimentadores. Este empreendimento também contemplará o município de Camaquã e região. Dos quatro alimentadores, que serão construídos na subestação, um reforçará exclusivamente Camaquã. 

O investimento de R$ 23 milhões de reais vai beneficiar diretamente 12,3 mil clientes ou aproximadamente 50 mil pessoas. A unidade terá capacidade de 12,5 MVA e tem a previsão de início de funcionamento para 2023.

Camaquã já conta com outras duas subestações (Camaquã 1 e 2), que possuem 12 alimentadores.

Agência de atendimento Camaquã

A cidade de Camaquã também já conta com uma agência de atendimento, com três atendentes disponíveis para realizar várias soluções para os clientes. Na unidade, o consumidor poderá obter ajuda com serviços como segunda via de conta, ligação nova, abertura e encerramento de contrato, histórico de consumo, parcelamento de débitos e alteração de dados cadastrais. 

O funcionamento ocorre nos dias úteis, entre 8h e 17h, na Rua Prof. Luiza Maraninchi, 865 – Centro.

Além do atendimento na agência, os clientes da CEEE Grupo Equatorial Energia possuem os seguintes canais de comunicação:

- site https://ceee.equatorialenergia.com.br/

- tel: 0800 721 2333

- para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia). 

Cadastro Rural

Até 31 de dezembro, é importante que a classe rural faça, junto à CEEE Grupo Equatorial Energia, o recadastramento para benefício tarifário. No entanto, vale um aviso: esta tarefa vale apenas para aqueles que foram notificados por mensagem na fatura, desde abril/2021, com a seguinte mensagem: “Evite a perda do seu benefício tarifário. Procure a CEEE Grupo Equatorial até 31/12/2021 e atualize seus dados”

Caso tenha recebido esta mensagem, procure a Agências de Atendimento com os documentos necessários. Para os clientes do Grupo A, a CEEE Grupo Equatorial Energia realizará visita in loco.

Tarifa Social de Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamentou, no dia 30 de novembro, a inclusão automática na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para famílias de baixa renda, a partir de janeiro de 2022. As famílias que se enquadram nos critérios para recebimento do benefício, mas que ainda não são cadastradas, serão incorporadas por meio do cruzamento de dados dos sistemas do Ministério da Cidadania e das distribuidoras de energia. A TSEE dá até 65% de desconto nas faturas de energia, sendo um importante benefício para a população de Camaquã.

Para ter o benefício o cliente deverá ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), obtendo, com isso, o NIS (Número de identificação Social), possuir o cadastro atualizado há menos de dois anos, além de atender a uma das seguintes condições:

- renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;

- ser idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC);

- renda mensal de até três salários mínimos, que tenha residente portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

A CEEE Grupo Equatorial Energia já utiliza as novas regras da Aneel desde 2016 e ativamente busca famílias aptas por meio dos seus agentes de campo. Um cruzamento inicial de dados feito em agosto permitiu a inclusão de 16 mil clientes no cadastro de famílias na TSEE. Atualmente, 125 mil são beneficiados por esta tarifa, o que corresponde a cerca de 7% da base total de clientes da empresa, e ainda há possibilidade para que outros 62 mil sejam inscritos.