A CEEE
CEEE Grupo Equatorial participa da 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula em Canguçu
Por mauro.carneiro / Publicado: 11/08/2022 — Última modificação: 11/08/2022 17h17
Compartilhar
Neste final de semana, o símbolo dos festejos farroupilhas será aceso em Canguçu (RS), durante a 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, que marca o início da tradicional cavalgada que percorre o Rio Grande do Sul. O evento de acendimento, que será realizado nos dias 12 e 13, tem o patrocínio da CEEE Grupo Equatorial (https://www.instagram.com/p/ChIcYkJpNvN/) e e é organizado pela Prefeitura Municipal de Canguçu, pertencente à 21ª Região Tradicionalista.
A tradição da Chama Crioula foi iniciada em 1947. Ela simboliza o início das comemorações da Semana Farroupilha, que culmina com as celebrações alusivas ao 20 de setembro, data que marca a Revolução Farroupilha. Até lá, a Chama será levada em uma cavalgada a todas as 30 regiões tradicionalistas espalhadas pelo Estado, até chegar a Porto Alegre.
A história da chama se inicia no início do século XIX, quando a região Central do Rio Grande do Sul era rota de tropeiros e carreteiros. Desde aquela época, viajantes paravam nas cidades da região para alimentação, antes de seguirem viagem. A chama, acesa para aquecer os alimentos e evitar o frio, foi se mantendo até meados do século XX. Uma centelha deste fogo, guardada na Fazenda Boqueirão, em São Sepé, foi levada para Santa Maria para comemorar a Semana Farroupilha. Desde então, a tradição se mantém todos os anos.
Confira o cronograma das atividades em Canguçu:
12 de agosto:
9h - Início da Cerimônia da 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, com a Abertura Oficial e o Espetáculo “Liberdade nas asas do Gavião”, com a criação e direção de Rinaldo Souto;
- Desfile dos Cavaleiros pelo centro da cidade;
- Oficina de Dança e Pilchas para as escolas do município.
13 de agosto:
9h - Abertura Oficial com as Autoridades presentes;
9h30 - Início da Cerimônia de Distribuição da Chama Crioula para as 30 Regiões Tradicionalistas (RT) do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), além da Benção aos Cavaleiros;
- Desfile de cavaleiros no centro da cidade;
- Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento;
17h - Mateada;
19h - Show Grupo Sem Fronteiras;
20h30 - Show de encerramento com César Oliveira e Rogério Melo.