CEEE D ensina a evitar acidentes com energia elétrica
Por admin / Publicado: 30/10/2007 — Última modificação: 18/10/2019 16h25
Compartilhar
Os empregados das áreas técnica, comercial e administrativa da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D) estão mobilizados nos 72 municípios da área de concessão, com a missão de divulgar, ao longo da próxima semana, orientações sobre os perigos e riscos da eletricidade e as formas de prevenir acidentes. A empresa integra um mutirão nacional, que tem o objetivo de realizar atividades específicas junto às comunidades sobre o assunto durante a II Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica de 2007, trabalho coordenado pela Abradee (Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica), e realizado simultaneamente pela CEEE D e outras 40 distribuidoras do País. A ação está sendo desencadeada pelo segundo ano consecutivo e tem o objetivo de reduzir o número de acidentes com choque elétrico.
Nos municípios atendidos pela CEEE D, a Semana da Segurança será aberta na segunda-feira (05). Na capital, a programação inicia, a partir das 8 horas, no Largo Glênio Peres, com intervenções em ônibus e terminais urbanos de transporte público e seguirá, até o domingo (11), em Porto Alegre e interior, com ações voltadas a todos os públicos, entre eles os consumidores residenciais, trabalhadores da construção civil, alunos e população em geral. O foco da II Semana Nacional da Segurança foi ajustado para dar esclarecimentos sobre quatro das mais freqüentes causas de acidente com choque elétrico, segundo dados estatísticos, que são empinar pipas e papagaios em locais inadequados, instalar antenas de TV perto da fiação elétrica, movimentar andaimes e objetos metálicos nas proximidades das redes de energia e manipular condutores energizados para fazer ligações elétricas clandestinas.
Segundo levantamentos realizados pela Fundação Coge, entidade que se dedica ao estudo e pesquisa dos métodos, processos e rotinas de gestão adotadas pelos agentes do setor elétrico brasileiro, todos os anos acontecem, em média, 410 acidentes no País, motivados por essas quatro causas, que estarão em pauta na campanha. Desse total, um terço das ocorrências resultam em morte da vítima, outro terço em lesões graves e o restante em ferimentos leves. Somente em Porto Alegre, em 2006, o Hospital de Pronto Socorro atendeu 165 pessoas com queimaduras causadas por corrente elétrica. Neste ano, já foram registrados 154 casos.
Combate à ligação clandestina
"É nossa obrigação informar e alertar aos consumidores, sempre, sobre os riscos da energia elétrica e, dessa forma, colaborar para diminuir acidentes. Através de uma campanha desta natureza, poderemos ampliar os resultados deste trabalho", diz o diretor de Distribuição da CEEE D, Rogério Sele da Silva. Segundo ele, uma das maiores preocupações, hoje, das empresas são as ligações clandestinas que, além de risco de acidente às pessoas, traz prejuízo ao fornecimento de energia e precisa ser enfrentado pelas Concessionárias, com a colaboração da comunidade. "Na CEEE D, estamos reforçando a fiscalização no combate aos chamados "gatos", mas isso ainda não tem sido o suficiente. É importante que as pessoas que presenciem este tipo de atitude ilegal denunciem, pois o sistema elétrico é dimensionado e implantado a partir de uma necessidade de carga específica e, quando pessoas desautorizadas, fazem ligações irregulares, além de correrem risco, acabam prejudicando a qualidade da energia distribuída a toda uma região", acrescenta Sele. Ele esclarece, ainda, que as informações sobre os "gatos" podem ser repassadas à CEEE D, através do telefone gratuito 0800.721.2333, ou pela internet. Na página da empresa, no link "serviços", há um formulário para o usuário repassar on-line à Concessionária dados sobre ligações clandestinas e irregularidades. Rogério Sele faz questão de lembrar que os dados enviados pelo consumidores são sigilosos.
Além desta mensagem, presente nos materiais informativos, outra ação planejada durante a semana está voltada às escolas. Técnicos de segurança da empresa farão palestras para mais de dois mil alunos em diversas cidades, a fim de alertar sobre os cuidados com eletricidade. "Além de informações sobre o uso da energia em casa, vamos explicar que só é possível brincar em lugares onde não passem fios elétricos, que elas jamais devem subir nos postes para tentar desenroscar uma pipa (papagaio ou pandorga) presa na fiação, nem bater nos cabos elétricos com varas ou canos para liberá-la", observa Joana Bianco Fialho, chefe do Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional da Companhia. O dia da segurança nas escolas será voltado a estudantes matriculados no ensino fundamental de instituições públicas e particulares, que ouvirão palestras dos monitores da CEEE D e receberão cartilhas e folhetos, contendo orientações sobre cuidados em casa e na rua. Escolas que tenham interesse em desenvolver um programa especial sobre segurança ainda podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação Social da empresa e solicitar uma palestra específica, pelo telefone (51) 3382.4660 ou 33.82.4267, ou pelo e-mail comunicsocial@ceee.com.br.
Blitz nas ruas e parques na capital e interior
Na capital, durante a semana, também haverá um trabalho especial dirigido aos consumidores motoristas que passarem pelos cruzamentos mais movimentados de Porto Alegre. Serão distribuídos materiais educativos e de alerta para prevenir acidentes com energia elétrica. Essa ação acontecerá na Silva Só com Ipiranga, Nonoai com Otto Niemayer, Plínio Brasil Milano, com Dom Pedro II, Osvaldo Aranha com Venâncio Aires e Assis Brasil nas proximidades do Terminal Triângulo. No interior, a CEEE D de Bagé fará, além do trabalho junto às escolas, uma ação ao ar livre no domingo (11). O evento ocorre, das 15 às 19 horas, na Praça da Estação no Largo dos Imigrantes, em parceria com secretarias municipais e empresas da cidade. A programação inclui shows com talentos da terra, brincadeiras com crianças, oficinas de desenho sobre segurança e plantio de árvores de pequeno porte. Na região do litoral norte, além de Osório, técnicos visitam escolas e realizam blitz nas praias gaúchas. As Divisões da CEEE D em Camaquã, Pelotas e Rio Grande concentram as ações junto à rede escolar.
A campanha será encerrada com atividades nos parques e principais áreas de lazer. Em Porto Alegre, a mobilização acontece, no sábado (10), das 10 às 17 horas, no Parque da Redenção, onde serão colocados carros e uma mostra com equipamentos utilizados pelos técnicos para a realização do trabalho de instalação e manutenção das redes elétricas, material que deverá servir de apoio às explicações. Além de informações específicas à população, haverá distribuição de cartilhas e folhetos e uma maquete que mostra o consumo dos principais eletrodomésticos. Pais e filhos poderão assistir, ainda, a partir das 15 horas, a sessões de contação de histórias e participar da oficina de desenhos sobre o tema. No domingo, também na capital, no mesmo horário, a blitz segurança ocorrerá junto ao estacionamento da Usina do Gasômetro.
Fique ligado nas dicas da CEEE D
Em casa
No Campo e na Cidade
Imagem de uma das peças da campanha.