Notícias CEEE

Casa Iluminada, da CEEE, atende 600 famílias de Terra de Areia

O lançamento do programa no município ocorre dia 28, às 11 horas.

Por admin / Publicado: 25/03/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

 

Casa Iluminada, da CEEE, atende 600 famílias de Terra de Areia

O lançamento do programa no município ocorre dia 28, às 11 horas. No litoral norte, nove mil clientes de 17 municípios recebem 18 mil lâmpadas

Na próxima sexta-feira, 28, às 11 horas, acontece o lançamento oficial do Programa Casa Iluminada no município de Terra de Areia. Em todo litoral norte, mais de 18 mil lâmpadas eficientes compactas de 20 Watts, com reator eletrônico integrado e selos Procel e Inmetro, estão sendo distribuídas, em troca de incandescentes, para clientes da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D) no litoral norte do Estado, através desse projeto. Na primeira fase, realizada entre 03 e 17 de março, foram 15.050 lâmpadas, contemplando 7.525 clientes de 15 municípios da região.

O evento, com a participação do diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Rogério Sele da Silva, do gerente da empresa em Osório, José Antônio Lopes dos Santos, e de autoridades locais, ocorre junto ao quiosque de atendimento, instalado na praça José Ferrari, esquina rua Presidente Vargas. Nessa localidade, 609 famílias irão receber 1.218 lâmpadas. Além de Terra de Areia, nesse mesmo período, a CEEE montou quiosques em Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Arroio Grande e Jaguarão. Os clientes em Chuí, Pedro Osório, Morro Redondo, Herval e Cerrito recebem a visita da CEEE em suas residências para a troca das lâmpadas.

Os consumidores selecionados possuem ligação monofásica e baixo consumo de energia elétrica nas suas residências. Pelo programa, cada cliente deve levar, até o posto de atendimento, que estará aberto até o dia 05 de abril, de segunda a sábado das 8 às 19 horas, duas lâmpadas incandescentes para receber, em troca, duas fluorescentes. Na terceira etapa do programa, que inicia em sete de abril, Santo Antônio da Patrulha está incluída.

O diretor de Distribuição reitera as vantagens da utilização deste tipo de lâmpada, que proporciona uma redução de até 80% no consumo de energia elétrica. Segundo ele, "essa lâmpada dura até oito vezes mais que as comuns e possui luminosidade equivalente a uma incandescente de 100 watts. No caso de uma de 60 Watts, a redução é de 67%," diz.

Sele acrescenta que este é o segundo ano consecutivo do programa. "Em 2007, foram entregues 245 mil lâmpadas, o que, em conjunto com outros, gera uma economia de cerca de 17 mil MWh/ano (megawatt hora/ano). Isso significa 3,27% do consumo residencial de Terra de Areia ou 50,22% de Osório". Neste ano, o programa é composto por 291.796 lâmpadas fluorescentes para 145.898 pessoas.

Outros projetos de eficientização

Além desse programa, a CEEE D está executando, desde janeiro último, uma ação específica junto às Prefeituras, Hospitais, Unidades de Saúde, Escolas e Órgãos Públicos, visando a eficientização energética dessas unidades de serviço e a conseqüente redução do consumo de energia elétrica. O trabalho beneficia 13 hospitais e 54 escolas em diversas cidades do Estado, cujos recursos de R$ 3,9 milhões estão sendo aplicados na modernização dos prédios e podem representar uma economia mensal, especificamente no gasto com a iluminação, de 25 a 30%. A atividade consiste na troca de reatores, lâmpadas e luminárias mais eficientes, incluindo a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, além da alteração de bombas e motores no caso das estações de bombeamento de água.

Essa ação do Grupo CEEE atende a Lei 9.991, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 24 de julho de 2000, onde as concessionárias de energia elétrica devem aplicar 0,5% de sua receita operacional líquida em projetos de eficiência energética (combate ao desperdício de energia elétrica). No Grupo CEEE, a coordenação dos projetos é do Departamento de Meio Ambiente e Eficiência Energética.

Na primeira etapa do Programa, o casa Iluminada esteve em osório e mais 14 cidades do liotral norte.

Foto: Beto Rodrigues/ACS-Grupo CEEE