Notícias CEEE

Rodeio de Eletricistas da CEEE reúne mais de 150 pessoas em Porto Alegre

Provas do Rodeio aconteceram durante o sábado.

Por admin / Publicado: 22/05/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

Mais de 150 pessoas acompanham, neste sábado (23), em Porto Alegre, as provas classificatórias do 2º Rodeio de Eletricistas da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). O evento iniciou às 8h30 e termina n final do dia na Arena de Rodeio na sede do Grupo CEEE, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 201 com a premiação dos classificados. O Rodeio é uma competição com foco na segurança, onde ao invés de peões e cavalos, os personagens principais são os eletricistas. A missão das oito equipes participantes foi, durante o dia,  numa área formada com 18 postes, tarefas específicas e semelhantes as que realizam no dia-a-dia junto às redes de energia elétrica das cidades. Cada tarefa, com duração entre 5 e 15 minutos, está sendo  avaliada e pontuada por juízes.

A atividade serve para padronizar procedimentos, possibilitando uma atuação mais rápida e segura no restabelecimento da energia. Nas provas, são implantadas técnicas específicas de trabalho e novas ferramentas, que priorizam a segurança pessoal e a qualidade de vida dos eletricistas, contribuindo para a redução de acidentes do trabalho.

Depois de Porto Alegre, nos dias 05 e 06 de junho, outras nove equipes participam da etapa da Região Sul em Pelotas e, nos dias 19 e 20 de junho, mais seis turmas encerram a disputa em Tramandaí. Todos os classificados voltam a competir em outubro, em Porto Alegre, e os melhores representam a Companhia no Rodeio Nacional, durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica que acontece em São Paulo, em agosto do ano que vem.

 

Tarefas que integraram o Rodeio:

 

Abertura – Simulação da chegada de uma equipe ao local do serviço (sem pontuação)

 

1ª - Instalação de conjunto de aterramento temporário para Média Tensão

Tempo de referência: 720 segundos

 

2ª – Troca de chave fusível

Tempo de referência: 990 segundos

 

3ª – Retirada do conjunto de aterramento temporário para Média Tensão

Tempo de referência: 540 segundos

 

4ª – Substituição de elo em chave fusível

Tempo de referência: 900 segundos

 

5ª – Destreza no uso de bastões de manobra

Tempo de referência: 900  segundos

 

6ª – Destreza em equipar-se de EPI com os olhos vendados

Tempo de referência: 450 segundos

 

Encerramento – Retirada, pela equipe, da delimitação e sinalização da área de trabalho (sem pontuação)