Provas da Etapa Regional do Rodeio de Eletricistas CEEE em Pelotas acontecem neste sábado
Por admin / Publicado: 04/06/2009 — Última modificação: 18/10/2019 16h26
Compartilhar
Um rodeio totalmente diferente. Nada de touros, cavalos nem peões. O Grupo CEEE realiza neste sábado (06), em Pelotas, a etapa Sul do Rodeio de Eletricistas da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), uma competição com foco na segurança. Os personagens principais são eletricistas, que sobem em postes e utilizam todos os equipamentos para a execução de tarefas do dia-a-dia junto às redes de energia elétrica. O rodeio serve, também, para padronizar procedimentos, o que possibilita uma atuação mais rápida e segura no restabelecimento da energia. Nas provas, o tempo é fator determinante. O objetivo maior do evento é promover a integração dos colaboradores e a redução de acidentes do trabalho.
O evento de Pelotas reúne nove equipes (duas de Bagé, duas de Camaquã, três de Pelotas e duas de Rio Grande), é uma das três etapas regionais classificatórias, sendo que a primeira ocorreu em Porto Alegre e reuniu mais de 400 pessoas entre competidores e espectadores. Além dos eletricistas, cada equipe concorrente tem um padrinho, e todos são observados – e avaliados - por juízes na execução das seis tarefas.
Sexta-feira, dia 5A cerimônia oficial de abertura do evento ocorreu na sexta-feira, dia 5, na arena montada no Megawatt, na subestação Pelotas 1 (avenida Ferreira Viana, 3.140) e contou com a presença do diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Rogério Sele da Silva, dos gerentes Regionais da Empresa de Pelotas, Bagé, Camaquã e Rio Grande, funcionários da Companhia e convidados. Nesse dia, a programação incluiu desfile das equipes, hasteamento das bandeiras, pronunciamentos da Diretoria e do representante da Prefeitura Municipal. Ainda, na sexta, ocorreu o tradicional recebimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos rodeios.
Sábado, dia 6As provas da competição ocorrem neste sábado, dia 6, das 8h30min às 17h, com atrações especiais de integração nos intervalos das tarefas. A área do Megawatt, palco das provas, foi especialmente adaptada para o Rodeio. No local, há arquibancadas e uma arena com 18 postes, semelhantes aos existentes nas ruas das cidades, que levam a energia elétrica aos consumidores.
Depois de Pelotas, nos dias 19 e 20 de junho, mais seis turmas encerram a disputa em Tramandaí. Todos os classificados voltam a competir em outubro, em Porto Alegre, e os melhores de todas as etapas Estaduais representam a Companhia no rodeio brasileiro, durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) que ocorre em São Paulo, no mês de agosto de 2010.
Por que é novidade?Esta é a segunda vez que o rodeio de eletricistas é desenvolvido no Rio Grande do Sul, porém a primeira que chega à Zona Sul. Essa competição originou-se nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, foi implantada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em 2002. No mesmo ano o evento foi incorporado ao Sendi, seminário de âmbito nacional que ocorre de dois em dois anos e reúne as empresas de distribuição de energia elétrica. Na CEEE, o primeiro ocorreu em 2006, em Porto Alegre.
Treinamento para os vencedoresCom o intuito de fazer bonito na etapa nacional, a Diretorias Administrativa do Grupo CEEE implementou, neste ano, um programa específico para a seleção e preparação das melhores equipes de eletricistas, juízes e padrinhos. Segundo o diretor de Distribuição da concessionária, Rogério Sele da Silva, essas etapas regionais, além de preparar os representantes para as próximas fases, também reforça a cultura da segurança e saúde nas atividades dos eletricistas. “Queremos contribuir para a valorização da atividade, integrar os nossos trabalhadores, reconhecer e premiar os melhores”.
Os vencedores passarão por um treinamento específico antes da etapa nacional. O curso, com uma carga horária de 244 horas, terá 11 módulos. Junto à preparação dos eletricistas, haverá noções sobre nutrição e saúde. Entre as disciplinas, constam preparação psicológica para as equipes da competição, apresentação de regras que devem ser executadas com agilidade e segurança, atividades práticas monitoradas por especialistas e simulações do rodeio. Outro módulo será voltado exclusivamente à avaliação física e clínica. No início e no final do treinamento, os participantes receberão assistência psicológica e nutricional. O período do programa preparatório é de novembro de 2009 até julho de 2010.