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Nota de Esclarecimento: Problema em subestação da CEEE interrompe fornecimento de energia em Porto Alegre

Animal provocou curto circuito nos equipamentos de proteção da subestação deixando cerca de 30 mil consumidores sem energia

Por admin / Publicado: 21/08/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

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Na tarde de hoje (21), às 14h43, um incidente causou uma das maiores panes em subestações da CEEE Distribuição. Um gato (felino) entrou na Subestação Porto Alegre 2 (SE PAL 2), localizada na Av. Pátria, 960, e provocou um curto-circuito no banco de capacitores, ocasionando a queima de todos os equipamentos (relés) de proteção e, consequentemente, desligamento dos três transformadores. Esse incidente causou, ainda, o desarme da Subestação Porto Alegre 1 (SE PAL 1), situada na Av. Plínio Brasil Milano, esquina com a Av. Andaraí. Inicialmente, tiveram o fornecimento de energia interrompido, cerca de 30 mil clientes na Zona Norte da Capital (nos bairros Higienópolis, Navegantes, Floresta, Santa Maria Goretti, São Geraldo e São João, Passo D’areia, Vila dos Industriários, Auxiliadora, Boa Vista, Mont Serrat, Petrópolis, Cristo Redentor e Vila Ipiranga). O ocorrido afetou os sistemas de proteção da SE PAL 2, que desarmou 13 alimentadores (redes de média tensão) e uma Linha de Transmissão, que liga as subestações PAL 2 e PAL 1.

Por volta das 17 horas foi restabelecido o fornecimento de energia para parte dos clientes, reduzindo para 14 mil os que permaneciam desligados. Às 18h24, todos os consumidores foram restabelecidos, porém, como os trabalhos para reconstrução dos sistemas de proteção e recuperação da SE PAL 2 seguem em andamento, é possível que esses consumidores tenham instabilidades no fornecimento.

A Companhia acionou todas as equipes de manutenção de subestações lotadas em Porto Alegre e no interior, especializadas em sistemas de proteção, para trabalharem na recomposição da PAL 2 durante toda a madrugada. Será necessária a substituição provisória de todos os relés de proteção. A partir das 22 horas, quando passa o horário de pico de demanda de energia, as instabilidades no fornecimento deverão diminuir. Mesmo com equipes de plantão realizando o serviço de manutenção da PAL 2, não está descartado o risco das instabilidades voltarem a acontecer amanhã, no início da manhã, quando haverá novo horário de pico de demanda.

A CEEE Distribuição pede compreensão da população e reforça o incentivo ao uso de seu novo canal de comunicação para informação sobre falta de energia, o serviço de SMS. O cliente poderá entrar em contato, gratuitamente, além do 0800 721 2333, por mensagem de texto do celular. Para utilizar basta enviar a palavra “luz” e o número da instalação para o número 27307.

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