Fiscalização da CEEE descobre fraude em galeteria da Capital
Por admin / Publicado: 20/07/2011 — Última modificação: 18/10/2019 16h27
Compartilhar
Equipes de fiscalização da CEEE Distribuição descobriram, na manhã de hoje (19), uma fraude de energia em uma galeteria no bairro Bela Vista, em Porto Alegre. O estabelecimento desviava a energia do medidor impedindo ou mascarando o registro do consumo. O estabelecimento será multado e terá que devolver à Companhia o valor referente a cerca de 184 kW/h (aproximadamente R$ 111 mil), calculado a partir do consumo não registrado desde 02/09/08 (data da fiscalização anterior).
A ocorrência foi atestada por técnicos do Instituto Geral de Perícias e, como os proprietários não estavam presentes, seus advogados e um funcionário do restaurante foram à Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (DCPR), para prestar esclarecimentos. Os empresários responderão por crime de furto. A fraude foi constatada com o auxílio de um equipamento que está em fase de testes pela CEEE. Uma sonda com microcâmera permite a gravação de imagens no interior dos dutos de energia, possibilitando a constatação do crime.
As ações de combate a fraudes das equipes da CEEE em Porto Alegre e na Região Metropolitana já resultaram, este ano, até o fim de junho, na fiscalização de 8.845 unidades consumidoras. Em toda a área de concessão, esse trabalho resultou num retorno de R$ 8,4 milhões para os cofres da Companhia, nos primeiros seis meses do ano. Em média, em toda a área de concessão, os técnicos da CEEE fazem mais de 3,5 mil fiscalizações por mês.