Notícias CEEE

Dono de mercado em Porto Alegre é preso por furtar energia elétrica da rede da CEEE

Ação foi realizada nesta quarta-feira, 30, por técnicos da concessionária em conjunto com a Polícia Civil do RS.

Por admin / Publicado: 30/07/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Uma ação conjunta da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE Distribuição), com a Polícia Civil, resultou na prisão, em flagrante, por desvio de energia elétrica do proprietário de um mercado localizado nas esquinas das ruas do Parque e Conselheiro Travassos, bairro São Geraldo na zona Norte de Porto Alegre.

A operação que incluiu também investigação nas instalações do apartamento do proprietário, no andar superior do imóvel, ocorreu nesta quarta-feira, 30 de julho. O responsável pelo comércio foi encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre. O furto de energia é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal, com pena que pode variar de dois a oito anos de reclusão.

A prisão foi feita pelos agentes da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias e Serviços Delegados (DRCP), após a identificação, por parte da CEEE-D, da fraude nas duas entradas de energia do estabelecimento. O desvio foi comprovado pela equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) que vistoriou as instalações.

Conforme os técnicos da Empresa, que cortaram o ramal que era utilizado para desviar energia diretamente da rede da CEEE e lacraram as caixas de entrada de energia do prédio, o estabelecimento era reincidente e estava, legalmente, para a empresa com o fornecimento encerrado, já possuindo, inclusive, processo de cobrança junto à Companhia por fiscalizações realizadas recentemente.

Pelos cálculos feitos, o débito verificado pelo consumo não faturado pelo local, onde existem, entre outros equipamentos, diversos aparelhos de refrigeração, é de aproximadamente R$ 25 mil.

Através do trabalho de rotina das equipes de fiscalização, a CEEE Distribuição já recuperou aos cofres de Companhia, no primeiro semestre deste ano, mais de R$ 7,2 milhões em decorrência das ações de cobrança efetuadas. No total, foram realizadas 18,2 mil inspeções junto às instalações na área da concessionária, que é responsável pela distribuição de energia elétrica a 72 municípios das Regiões Sul e Sudeste do Estado, incluindo a capital gaúcha.

 

Imagens desta matéria estão disponíveis para download em https://www.flickr.com/photos/grupoceee, mediante citação da fonte.