CEEE instala postes da nova Linha de Transmissão na Zona Sul de Porto Alegre
Por admin / Publicado: 10/07/2013 — Última modificação: 18/10/2019 16h28
Compartilhar
A CEEE já instalou dez postes de concreto que integram a nova Linha de Transmissão de 69 mil Volts, com 7,1 quilômetros de extensão e que ligará a atual subestação Porto Alegre 14, na Restinga, à futura Subestação Porto Alegre 15, no bairro Guarujá. Esta etapa do projeto da CEEE, no valor de R$ 10,6 milhões, inclui 94 postes (que variam entre 21 e 24 metros de altura), tem previsão de conclusão para o final deste ano, e será importante para melhorar a qualidade da energia elétrica aos clientes da Companhia dos bairros Belém Novo, Belém Velho, Cavalhada, Espírito Santo, Ipanema e Serraria.
A instalação das estruturas ocorre ao longo das avenidas Edgar Pires de Castro (3,8 quilômetros), Juca Batista (2,5 quilômetros), até chegar à rua Cirino Prunes, (local onde vai funcionar a nova subestação da CEEE orçada em R$ 8,9 milhões e já com o contrato assinado). Conforme o cronograma, a cada dia, são colocadas duas estruturas no canteiro central das avenidas. Elas são transportadas diariamente da sede do fabricante, no município de Estrela, até a Zona Sul de Porto Alegre. Além disso, também está sendo realizada a execução de outros serviços, como abertura das valas, que tem 2m de profundidade.
Por questões de segurança, durante toda a jornada, que envolve em média 20 operários sob a fiscalização da Divisão de Obras da CEEE, por questões de segurança e com o conhecimento da EPTC, são feitos bloqueios parciais em uma das faixas de rolamento existentes no local. O mesmo acontece na retirada dos postes do caminhão e no manuseio das estruturas pelos guindastes. Todos os procedimentos são acompanhados, também, durante o horário integral das atividades, por técnicos de segurança. No início das atividades diárias, há uma palestra de 20 minutos para repasse dos itens que integram a análise preliminar de riscos.