Notícias CEEE

CEEE alerta população sobre segurança no uso da energia elétrica

Décima Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica vai até o dia 30 de agosto.

Por admin / Publicado: 23/08/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Alertar a população sobre segurança com a energia elétrica e, dessa forma, evitar acidentes por contatos indevidos com a rede: esse é o objetivo da blitz realizada pelos técnicos da CEEE Distribuição nesta segunda-feira, 24, no Centro de Porto Alegre. A atividade marca o início da X Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica, uma acão conjunta das concessionárias do País, com a coordenação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). “Esta atividade reforça o trabalho sistemático por parte da Empresa de informar e orientar sobre os riscos associados ao uso da energia elétrica. Como sabemos, trata-se de um bem que não tem cheiro ou gosto nem cor. E, exatamente por isso, é necessário ter sempre a maior atenção para evitar acidentes”, disse o diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Júlio Hofer, que participou do evento.

A campanha foca nos seis temas selecionados com base nos tipos mais comuns de ocorrências com a população, que são: construção e manutenção predial, furto de energia, instalação de antenas de TV, utilização de equipamentos agrícolas, poda de árvores e, especialmente para crianças e jovens, os perigos relacionados a soltar pipa/papagaio próximo às redes de energia.

Além da Capital, na área de concessão da CEEE Distribuição a campanha, que tem como slogan Usar Energia Elétrica com responsabilidade: Escute esse recado”, está sendo realizada também nas cidades do interior. Em diversas localidades serão feitas blitze, palestras educativas em escolas, além da divulgação nas contas de luz deste mês e por meio de veículos de comunicação e redes sociais. Na Capital, ainda serão feitas visitas das equipes da empresa que integram o Programa Energia Legal a 500 famílias de comunidades que possuíam redes clandestinas, os chamados “gatos”, e foram regularizadas recentemente. A ação ocorre nas Comunidades Quatro de Junho, Quinta do Portal, Novo Horizonte, Pinheiros e Ilha do Pavão.

Conforme a Abradee, no ano passado, entre 14 tipos de acidentes envolvendo a rede elétrica com a população, a construção/manutenção predial lidera o ranking de causas de mortes, com 49% dos casos de óbito registrados (64 ocorrências) no País. Assim como na pesquisa anterior, o segundo lugar é ocupado por acidentes ocasionados por manuseio da rede em ligações elétricas clandestinas, com 18% (24 ocorrências). Entretanto, a diferença é que na atual pesquisa houve acentuada queda em ambos os casos e nos índices gerais de mortes (redução de 36% em 2014 em relação a 2013). Mais informações e acesso a dicas e materiais da Campanha que integram a X Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica, podem ser obtidas no site https://www.abradee.org.br/semanaseguranca/.

Principais dicas da Campanha:

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica podem ser feitas somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. Fique sempre longe da rede elétrica e não faça ligações clandestinas. 

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos cabos elétricos e cuide para trabalhar apenas quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. 

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: Brinque sempre longe da rede elétrica e oriente as crianças a fazerem o mesmo. Sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol e, caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la.

Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede e nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

A CEEE DISTRIBUIÇÃO

A CEEE Distribuição (CEEE-D) é responsável pelo atendimento de 72 municípios das regiões Sul e Sudeste do RS, incluindo parte da Região Metropolitana (Porto Alegre, Alvorada, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, Minas do Leão, Pantano Grande, São Jerônimo e Viamão). Atende ainda a região da Campanha, Centro Sul, Sul e Litoral. O mercado da CEEE Distribuição é de formado por 1,6 milhão de clientes diretos (aproximadamente 4 milhões de pessoas).

A ABRADEE

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica é uma sociedade sem fins lucrativos, com 40 anos de atuação no setor elétrico brasileiro, da qual participam 47 concessionárias de distribuição de energia elétrica, atuantes em todas as regiões do País e responsáveis pelo atendimento de 99% dos consumidores brasileiros.

 

 

Mais fotos desta matéria podem ser conferidas em: https://www.flickr.com/photos/grupoceee

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
01/07/2024

Mês de julho tem bandeira tarifária amarela