Notícias CEEE

CCCEV mostra trajetória da Gravura Artística no Estado

A exposição abre nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, e pode ser visitada até 14 de dezembro, em Porto Alegre.

Por admin / Publicado: 23/09/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) abre, na quarta-feira, 26, às 19 horas, a exposição "Gráfica Gaúcha - A gravura artística no Rio Grande do Sul - 1910 a 1980", com o objetivo de destacar e valorizar a importância da arte gaúcha de gravar no papel, principalmente no século XX, na construção da identidade artística do Estado. A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, participa do evento, que acontece na sala "O Arquipélago" do CCCEV, localizado na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre. O trabalho, com curadoria de Anico Herskovits e produção de Marisa Santos Veeck, reúne cerca de 60 gravuras e tem a proposta de apresentar ao público, a partir desta quinta-feira (27) - quando estará aberta à visitação - uma mostra histórica e educativa sobre essa técnica, com o que foi desenvolvido de mais importantes em cada período.

A exposição traça a evolução da gravura gaúcha, desde seu surgimento como meio de expressão artística até os anos 80. Este percurso é pontuado pelos movimentos e artistas mais significativos para o desenvolvimento da arte no Rio Grande do Sul, bem como, sua relação e influência com o que era produzido no País. Nomes de expressão como Pedro Weingärtner, Edgar Koetz, Vasco Prado, Xico Stockinger, Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves e Iberê Camargo, entre outros, estão representados, bem como, todas as técnicas de gravura praticadas nesse período. "Muitos dos artistas cujas obras estão expostas abandonaram a gravura, mas daqueles que continuaram exercendo a profissão, optamos, por apresentar, como contraponto, uma obra de sua produção posterior ao período enfocado", explica Anico, responsável, também, pelos textos do catálogo ilustrado e informativo sobre a mostra e a técnica da gravura. As obras foram selecionadas em acervos públicos (museus e associações) e privados (galerias e colecionadores).

Segundo Delson Luiz Martini, presidente do Grupo CEEE, empresa mantenedora do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, como este espaço, que completa cinco anos no final deste ano, tem desenvolvido atividades diversificadas, principalmente àquelas relacionadas à literatura, ao livro e ao papel, era preciso agregar a sua programação este trabalho tão significativo que utiliza o papel como suporte, no caso da gravura. "Nas diferentes técnicas possíveis para a gravação em papel, não são poucos os nomes gaúchos de destaque nacional e internacional, além de grupos como o "de Bagé", "Bode Preto" e "Clube da Gravura" que, resistindo à adesão ao modernismo, desenvolveram, durante um longo período, características formais distintas, próprias e marcadamente identificadas com as da arte da gravura do Rio Grande do Sul. Há, em coleções particulares e acervos de instituições de todo o estado, verdadeiras raridades, testemunhos desta história", acrescenta Martini, incentivador desta mostra que poderá ser visitada até 14 de dezembro.

Além da exposição, outras atividades serão desenvolvidas, em paralelo, durante esse período nas salas do espaço cultural, com o objetivo de dar um caráter de "mostra viva", que provoque um envolvimento e uma maior participação do público. Entre as ações, demonstração da técnica da gravura, quando, em dias previamente agendados, um especialista irá imprimir cópias de uma pequena matriz que será distribuída ao visitante. No local, ainda, haverá apresentação de vídeos, emprestados por instituições públicas e privadas, os quais apresentam os processos, as técnicas e a história da gravura.

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo está aberto de terça à sexta-feira, das 10 às 19 horas e, no sábado, das 11 às 18 horas. Pelo telefone, 51.3228.9710, grupos e escolas podem agendar visitas com monitoria à exposição "Gráfica Gaúcha - A gravura artística no Rio Grande do Sul - 1910 a 1980".

 

A gravura de Glauco Rodrigues é uma das 60 obras que compõem a exposição "Gráfica Gaúcha - A gravura artística no Rio Grande do Sul - 1910 a 1980", montada na sala "O Arquipélago" do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, localizado na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre.

Foto de Beto Rodrigues - Assessoria de Comunicação Social do Grupo CEEE

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
01/07/2024

Mês de julho tem bandeira tarifária amarela