Notícias CEEE

Usina do Grupo CEEE recebe certificação da ISO 14001

Companhia busca implementar o sistema de gestão ambiental em todas as usinas.

Por admin / Publicado: 04/03/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O Grupo CEEE iniciou bem o ano de 2009, tendo em vista que a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) recebeu o Certificado pela Norma ISO 14001/2004 para o escopo de geração de energia elétrica na Usina Hidrelétrica de Canastra/RS. A certificação, conferida pela Bureau Veritas Certification – BVQI, compreende a operação e manutenção de todas as instalações e equipamentos pertinentes ao Reservatório, Usina e Sede Administrativa, localizada em Canela, na serra gaúcha.

Para o diretor da Área de Geração do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, a responsabilidade com o meio ambiente é uma exigência global, onde ações que visam evitar ou minimizar os impactos ambientais decorrentes das atividades, produtos e serviços de uma empresa são condições para a sua permanência no mercado. Segundo ele, a geração de energia elétrica possui aspectos que geram impactos ambientais e é responsabilidade da Companhia minimizá-los. “A partir da experiência obtida neste processo, a Área de Geração tem por objetivo a implementação do Sistema de Gestão Ambiental em todas as suas usinas e demais estruturas associadas, sendo a Certificação uma conseqüência futura dessa ação”, reitera o diretor.

 

A CEEE-GT ciente destes aspectos e de todas as exigências legais,  bem como de suas responsabilidades,  iniciou no ano de 2005 o  processo de implementação de um Sistema de Gestão Ambiental - SGA.  A chefe da Divisão de Meio Ambiente da Companhia, Maria Aparecida Loss dos Santos, ressalta que o objetivo é evitar, compensar ou diminuir os impactos adversos ao meio ambiente, na busca pela melhoria contínua dos processos e a satisfação das partes interessadas. “Precisamos, no exercício de nossas atividades profissionais, atuar de forma a prevenir os danos ao meio natural, decorrentes da poluição, tais como emissões atmosféricas, efluentes hídricos, resíduos sólidos, entre outros”, afirma. Ela reitera, no entanto, que para manter esta certificação é necessário um trabalho contínuo, o que constitui-se num permanente desafio aos empregados que atuam na Área de Geração.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde