Notícias CEEE

Toca faz 80 anos

Festa realizada no pátio da usina reuniu mais de cem colaboradores

Por admin / Publicado: 29/07/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Em solenidade que marcou os 80 anos da usina hidrelétrica Toca, a mais antiga da CEEE em operação, o Grupo CEEE homenageou a família de João Corrêa Ferreira da Silva, que foi prefeito de São Leopoldo na época da construção da usina. João Corrêa foi um dos maiores incentivadores do desenvolvimento na região. Em seu governo, foi construída a ferrovia que ligava Porto Alegre a Canela, e a usina hidrelétrica, que garantiria energia para as indústrias coureiro calçadistas do Vale do Sinos e Paranhana.

O evento aconteceu no pátio da Toca, localizada em São Francisco de Paula, e reuniu mais de cem pessoas, entre colaboradores da Companhia e autoridades locais. Para o presidente Sérgio Camps, a história desta usina se une à história da mudança do perfil produtivo. “Nessa época (1930) o país passava a investir na produção industrial e a instalação das usinas garantia a fonte de energia para o desenvolvimento da economia”, apontou. O presidente destacou, ainda, o trabalho dos colegas do Sistema Salto, que auxiliaram os técnicos da RGE, na reconstrução das redes após o temporal que atingiu Canela, na semana passada. Além do presidente da Companhia, estiveram presentes no evento, o diretor de Geração, Sérgio Dias, o chefe da Divisão do Sistema Salto, Marcelo Matte, o prefeito de São Francisco de Paula, Décio Antonio Colla e o procurador geral de Canela, Everson Rossi.

Em operação desde novembro de 1929, a UHE Toca integra o Sistema Salto da CEEE Geração e Transmissão, com sede em Canela, e foi inaugurada oficialmente em 25 de julho de 1930 pelo então Governador do Estado, Getúlio Vargas. A hidrelétrica possui um grupo gerador totalmente telecomandado, a partir da usina de Canastra, e outro em fase final de modernização e produz 1,088 MW de potência.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde