Notícias CEEE

Rodeio de Eletricistas da CEEE premia três equipes

Eletricistas com melhor desempenho no Rodeio foram das equipes de Pelotas, Porto Alegre e Camaquã.

Por admin / Publicado: 17/10/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar
 

Depois de um dia inteiro de competição, no sábado (17) na sede da empresa em Porto Alegre, chegou ao fim a etapa regional do 2º Rodeio de Eletricistas da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), com o anúncio, em evento à noite no CTG 35, das três equipes vencedoras e a entrega dos certificados, por tarefa, aos eletricistas com melhor desempenho. O primeiro lugar ficou com a equipe “Os Tatuzão”, formado por eletricistas da Regional Sul, de Pelotas; em segundo lugar, “Os Araganos”, de Porto Alegre e em terceiro lugar “Os Maragato”, de Camaquã.

Aproximadamente 500 pessoas assistiram, junto à Arena do Rodeio montada no Centro Administrativo da Companhia na capital, a habilidade técnica, a atenção às regras de segurança e a agilidade na execução de tarefas do dia-a-dia por parte dos participantes durante a realização das seis tarefas programadas. As torcidas também mereceram o reconhecimento por parte da Comissão Organizadora, que premiou os integrantes de Bagé, Pelotas e Camaquã, com troféus pela criatividade, organização, originalidade e animação do grupo.

Nesse rodeio diferenciado, ao invés de peões, cavalos e touros, 85 eletricistas tinham a missão de escalar, simultaneamente, 15 postes utilizando todos os equipamentos de proteção individual e coletiva, materiais utilizados nos trabalhos desenvolvidos junto às redes de energia elétrica. A arena era formada por estruturas de madeira, com 11 metros de altura cada uma. Além dos competidores, cada turma era incentivada por um padrinho e todos observados – e avaliados - por 36 juízes na execução das seis tarefas, que variavam entre 5 e 15 minutos cada uma. No time de juízes, oito integrantes eram de outras concessionárias de energia.

Segundo o diretor de Distribuição da Companhia, Rogério Sele, que saudou o empenho de todos, os componentes das três equipes vencedoras entram agora em outra etapa do projeto, uma fase de treinamento especial, objetivando chegarem ainda mais preparados para representarem a Companhia em novembro do próximo ano no Rodeio Nacional, evento que reúne equipes de todas as concessionárias do País e ocorre em paralelo ao Seminário Nacional da Distribuição de Energia Elétrica.

Segurança e mais treinamento

Sele reiterou que, além do foco principal da atividade, isto é, a segurança permanente na realização das atividades, esta ação visa também a padronização e melhoria de procedimentos para uma atuação mais rápida e segura no restabelecimento da energia e a integração e motivação dos trabalhadores. Ele lembrou que o anúncio dos vencedores encerra mais uma etapa de um programa maior, iniciado ainda no primeiro semestre deste ano, quando as equipes passaram pelas eliminatórias regionais nos meses de maio e junho deste ano, em Porto Alegre, Pelotas e Tramandaí.

O Rodeio integra as ações da Política de Segurança da CEEE que, desde o final de 2008, somente na área de Distribuição, representou investimentos de R$ 14 milhões na aquisição de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), EPCs (Equipamento de Proteção Coletiva (EPCs) e ferramental usado pelos empregados que atuam especificamente na área técnica. Além disso, até o final deste ano, o investimento específico em programas de treinamento voltados para intensificar a preparação desse segmento de profissionais, formado hoje por 785 pessoas dos 72 municípios atendidos pela CEEE Distribuição no Rio Grande do Sul, alcançará valores na ordem de R$ 1 milhão.

O treinamento que os 15 eletricistas classificados iniciam, a partir de novembro próximo no centro de treinamento da empresa terá uma carga horária de 244 horas, distribuída em 11 módulos de 24 horas cada um. Junto com a preparação técnica, serão transmitidas noções sobre nutrição e saúde. Haverá, ainda, disciplinas específicas de apoio psicológico para equipes de competição, apresentação de regras que devem ser executadas com agilidade e segurança, atividades práticas monitoradas e simulação de rodeio. Outro módulo dedica-se a avaliação física e clínica, no início e no final do treinamento, com acompanhamento psicológico e nutricional. O programa será desenvolvido até julho de 2010.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde