Notícias CEEE

Prêmio CEEE reconhece o talento de quatro projetos estudantis na Mostratec

Grupo CEEE patrocina e concede láurea a projetos desenvolvidos por estudantes

Por admin / Publicado: 28/10/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Na cerimônia de premiação da 25ª edição da Mostra de Ciência e Tecnologia (Mostratec), ocorrida dia 23, a Companhia, através do Prêmio CEEE de Inovação Tecnológica, reconheceu o talento de quatro projetos desenvolvidos por escolas técnicas do Estado. No evento deste ano, que tem como um dos patrocinadores o Grupo CEEE, 14 funcionários da Empresa participaram como avaliadores dos projetos apresentados em variadas áreas de conhecimento. Na categoria “Premiações Especiais”, foram laureados os projetos “Desenvolvimento de Ambiente Virtual Tridimensional para Instituição de Ensino”, “Dispositivo Indicador de Custo e Consumo (DICC)”, no campo da Engenharia Elétrica; “Válvula Econômica: Gestão da Diferença” e “Pro-Intel – Programa de Eficiência Energética Inteligente”, respectivamente nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais e Gerenciamento do Meio Ambiente.

Desenvolvido por Francieli Selzler, estagiária do Curso Técnico de Informática e estudante do Centro de Ensino Médio da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), o projeto “Desenvolvimento de Ambiente Virtual Tridimensional para Instituição de Ensino” compreende o estudo, mapeamento e modelagem de Ambiente Tridimensional do Campus 1 do Setrem. O trabalho teve por objetivo o desenvolvimento e a divulgação da estrutura física e dos serviços da instituição, através de tecnologias como o software Google Sketchup e da utilização de recursos de Computação Gráfica e de Modelagem Tridimensional.

Na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, foi concebido o Dispositivo Indicador de Custo e Consumo (DICC), que auxilia no controle de gastos com energia elétrica para uso residencial. Portátil, o protótipo do dispositivo, cujas informações são registradas através de um display de LCD, funciona como um intermediário entre a tomada da rede e qualquer aparelho eletrodoméstico ou eletroeletrônico, medindo, em tempo real, o consumo de energia, em kWh, e calculando o custo deste consumo. O DICC terá duas opções de uso: a medição instantânea e o monitoramento de um aparelho. A instituição de ensino também foi laureada com o Prêmio CEEE por conta do projeto “Pro-Intel – Programa de Eficiência Energética Inteligente”, cuja proposta é a de oferecer uma alternativa à crescente demanda por eletricidade, através da utilização de conceitos de eficiência energética – geração inteligente, consciência ecológica e troca de equipamentos.

Na área de Engenharia de Materiais, o projeto “Válvula Econômica: Gestão da Diferença”, da Escola Técnica Estadual Portão, criou uma válvula, para ser instalada na hidráulica de chuveiros, que liga e desliga com apenas um toque das mãos ou pés, o que permite auxiliar os portadores de necessidades especiais e possibilita a redução de custos de energia elétrica e consumo de água nas residências. O valor recebido pelos 14 colaboradores da Companhia para que auxiliassem nas bancas de avaliação foi doado a Mostratec, sendo revertido em premiação. De acordo com Hélio Luiz Brochier, um dos organizadores do evento, o valor arrecadado será investido no financiamento das viagens dos estudantes a outras mostras científicas.

Cerca de 30 mil visitantes conferiram a Mostratec ao longo dos quatro dias de sua programação, sediada nos pavilhões da Fenac. O evento contou com a exibição de 300 projetos de alunos de 14 a 21 anos, de 21 países. No dia da premiação foram entregues 23 prêmios aos melhores projetos pelos representantes do Grupo CEEE  Refap, Assembléia Legislativa, CREA-RS, Unisinos e Braskem, entre outros.

Fonte: Carla Damasceno Ferreira (texto) e Divulgação CEEE (foto).

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde