Notícias CEEE

Linha de transmissão da CEEE-GT passa por manutenção para dar maior confiabilidade ao sistema de energia da Capital

Serviço na linha de 230 mil Volts é realizado sem interrupção no fornecimento de energia

Por admin / Publicado: 31/07/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Técnicos da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) realizaram nesta sexta-feira (31) um trabalho de manutenção preventiva na Linha de Transmissão (LT) de 230 mil Volts em Porto Alegre. Através da técnica de linha viva ao potencial, ou seja, sem a necessidade de interromper o fornecimento de energia elétrica aos consumidores, o serviço que objetiva dar maior confiabilidade ao sistema operado pela empresa no RS incluiu a troca de cadeias de isoladores em ao longo da linha de transmissão que passa por uma área no Morro Santana, zona leste de Porto Alegre. Os isoladores são equipamentos de vidro, porcelana ou borracha que servem para isolar e sustentar os cabos condutores junto às torres, cuja altura média supera 30 metros.

Essa linha de transmissão entre Gravataí e a Capital vem passando por um programa de manutenção desde 2013, com previsão de término em 2016. Ela é composta por dois circuitos de 29,2 quilômetros entre as subestações Gravataí 2, localizada no Km 13 da RS-118, em Gravataí, e Porto Alegre 6, que fica no Beco dos Marianos, bairro Agronomia em Porto Alegre.

Muitas atividades do programa regular de manutenção do segmento de transmissão do Grupo CEEE são realizadas dessa forma – com a rede energizada – a fim de manter o fornecimento regular e ininterrupto aos clientes. Nesse caso específico, a ação é de extrema importância, já que grande parte da energia que chega a Porto Alegre passa por essa linha. Durante o serviço desta sexta-feira, a carga demandada pelo mercado e que passava por ali era de aproximadamente 75 Megawatts.

A área responsável pelo serviço de manutenção destaca que todo procedimento com linha viva, hoje executado por equipes de manutenção da empresa de Canoas e Gravataí, exige treinamento e planejamento, a fim de que todos os requisitos de segurança sejam cumpridos, evitando acidentes.

 

Imagens desta matéria podem ser acessados em https://www.flickr.com/photos/grupoceee

 

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde