Notícias CEEE

Lançado segundo cabo subaquático da CEEE na zona Sul do Estado

Vento fraco e correnteza menor permitiram conclusão dos trabalhos pelas equipes de mergulhadores e apoio em menos tempo

Por admin / Publicado: 16/09/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

O clima permitiu que o trabalho de colocação do segundo cabo subaquático que levará energia de Rio Grande a São José do Norte fosse colocado na Lagoa dos Patos sem maiores transtornos. O vento só começou após a travessia, no momento em que começaram a ser retiradas as boias, o que acabou por atrasar a reabertura do Porto, fechado desde as 11h15 minutos para a passagem da linha.

A condução dos trabalhos foi um pouco diferenciada em relação à travessia do primeiro cabo, ocorrida no dia 7 de setembro. Desta vez, os cavaletes que aguardam os equipamentos do lado de Rio Grande ficaram mais para dentro da lagoa, bem como os barcos utilizados para fazer a passagem também foram um pouco mais potentes. Aliado às condições climáticas melhores, nesta quinta-feira, 16, os 40 profissionais envolvidos na ação conseguiram cruzar o canal em pouco menos de 1 hora - o cabo começou a ser puxado às 13h37 e chegou à caixa de conexão às 14h34.

Logo que a travessia foi concluída, foi iniciada a retirada das boias, que correu bem na primeira parte. Por volta de 16h, porém, o vento se intensificou e a correnteza ficou forte, dificultando o trabalho dos mergulhadores. A Superintendência do Porto ampliou o período de fechamento, que inicialmente seria até as 17h, para as 19h, a fim de permitir a retirada das boias pelo menos até a antena.

Mais uma vez, foram utilizados 11 barcos, além de outras três embarcações mais potentes e aproximadamente 330 boias. A expectativa é de que o terceiro cabo possa começar a ser lançado na próxima segunda-feira, com a travessia do canal prevista para terça. Os técnicos, porém, seguirão monitorando o comportamento do clima para ver se essa estimativa se confirma.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde