Notícias CEEE

Grupo CEEE promove Workshop de Pesquisa e Desenvolvimento

Companhia faz investimentos na área científica há seis anos

Por admin / Publicado: 30/11/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

 O Grupo CEEE realiza, nesta terça-feira, 02 de dezembro, das 08h às 17h00min, no auditório do prédio A, localizado na Av. Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre, o Workshop de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, com o objetivo de apresentar os temas selecionados, que servirão como base para a elaboração dos projetos de P&D; nos próximos cinco anos, nas áreas de Distribuição, Transmissão e Geração de energia elétrica. O encontro, que terá a participação de representantes da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica e da Abradee – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, congrega equipes de pesquisa parceiras (empresas, universidades e escolas técnicas), para a discussão de assuntos de interesse comum. Dentre as prioridades que serão debatidas estão o Manual de P&D; 2008, parâmetros e critérios de avaliação; Plano Estratégico das Concessionárias; e Expectativas em relação à mudança de paradigma de P&D.; O Grupo CEEE apresentará os subtemas prioritários e as linhas de pesquisa a serem adotadas para o edital de P&D; 2009, com base nas informações do plano estratégico da empresa. 

Grupo CEEE investe na área científica há seis anos

A CEEE, de 2001 a 2007, investiu cerca de R$ 19 milhões que contri-buíram significativamente à comunidade científica gaúcha, viabilizando a execução de diversos projetos, envolvendo diferentes instituições. Cabe destacar que estão habilitadas a participar dos processos de licitação, universidades e entidades de ensino e pesquisa, públicas e privadas, reconhecidas pelo Ministério de Ciências e Tecnologia ou credenciadas pelo Ministério da Educação, conforme o Manual de Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico Brasileiro. Os concursos são abertos à pesquisas desenvolvidas nos mais diversos campos da energia elétrica, como geração, distribuição, trans-missão e comercialização de energia, assim como projetos que envolvam preservação ambiental.

O presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, salienta que “atualmente, ao contrário do que era feito no passado, em que a empresa patrocinava trabalhos de pequeno porte, estamos estimulando o desenvolvimento de temas macros, com maiores benefícios práticos, especialmente de melhorias nos serviços da Companhia”.

Para que possam ser instituídos, os projetos passam pela avaliação da Aneel. Se aprovados, são implementados, nas áreas de operação, manutenção, planejamento, expansão e gerenciamento de energia elétrica.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde