Notícias CEEE

Exposição Gráfica Gaúcha III apresenta jovens artistas

Visitação estará aberta ao público a partir do próximo dia 21 de outubro.

Por admin / Publicado: 16/10/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado na Rua dos Andradas, 1223, centro histórico de Porto Alegre, irá sediar dia 20 de outubro, às 19h, a abertura da exposição Gráfica Gaúcha III: novíssimos e independentes, cuja proposta é apresentar o trabalho de jovens artistas do Rio Grande do Sul que firmaram sua produção a partir do ano de 2000 e utilizam técnicas de gravura, tais como litografia, xilogravura, gravura em metal e serigrafia. Realizado em três etapas desde 2007, o projeto, patrocinado pelo Grupo CEEE, consiste no mapeamento da produção gráfica do Estado. A terceira e última etapa tem como objetivo dar continuidade aos eventos anteriores, respectivamente intitulados A Gravura Artística no Rio Grande do Sul (1910-1980) e Produção Contemporânea: instituições e grupos, os quais homenagearam nomes consagrados, como Xico Stockinger, Plínio Bernhardt e Iberê Camargo, entre outros.

 

Além de divulgar novos artistas, Gráfica Gaúcha III abrange, ainda, os trabalhos de artistas que vem atuando desde os anos 60, desvinculados de grupos ou instituições, como é o caso de José Carlos Moura, Ana Alegria, Maria Inês Rodrigues e Clarice Jaeger. O resultado da trilogia Gráfica Gaúcha possibilitará um levantamento completo desta expressão artística e da história do cenário cultural local, servindo de fonte importante para a pesquisa referente às Artes Visuais no Estado. Na noite de abertura, haverá, ainda, o lançamento dos Poemas Gravados II, uma ação conjunta entre poetas, e o sorteio de poemas entre os visitantes da exposição.

 

A curadoria da Mostra está a cargo da artista plástica Anico Herskovits, que possui vasto conhecimento técnico e histórico sobre o tema e é uma das principais gravadoras em atividade na arte brasileira contemporânea. Gráfica Gaúcha I e II foram escolhidas entre as quatro melhores exposições coletivas nos anos de 2007 e 2008, sendo indicadas ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, em 2008 e 2009. O público poderá conferir a exposição, localizada no primeiro andar do CCCEV, na sala O Arquipélago, entre os dias 21 de outubro e 16 de dezembro. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde