Notícias CEEE

CEEE substituiu mais de 50 postes no mutirão realizado em Barra do Ribeiro e Guaíba

Atividade foi realizada no dia 21 de junho com o objetivo de melhorar a qualidade da energia para os clientes da região

Por admin / Publicado: 25/06/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Mais de 50 postes substituídos ao longo da rede de energia elétrica nas proximidades da Subestação Guaíba 1 e que atende aos clientes de Barra do Ribeiro e de parte de Guaíba, uma população estimada de 35 mil pessoas. Essa foi uma das importantes ações realizadas durante o mutirão promovido pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE Distribuição), no último domingo (21/06) e que reuniu mais de 130 técnicos, de acordo com o chefe da Agência da Empresa em Guaíba, Luis Fernando Pacheco. Nos dois municípios, o trabalho ocorreu junto às Avenidas Adão Foques, Felipe Didio, Marechal Floriano, Visconde do Rio Grande e acesso à BR-116.

Conforme Pacheco, durante cinco horas de atuação em campo, as equipes instalaram 1.500 metros de novos cabos nas redes e trocaram ou fizeram manutenção em uma série de equipamentos, como chaves, disjuntores, religadores, reguladores de tensão e transformadores. Além disso, foram realizadas mais de 420 podas de árvores e galhos para evitar contato com as redes, o que, em dias de temporais, especialmente, pode provocar interrupções no fornecimento. 

O objetivo destas ações que, na sequência, serão programadas e executadas também em outros pontos da área de concessão da CEEE Distribuição, é reduzir os índices de duração e frequência das interrupções de energia. Esses indicadores técnicos de qualidade são monitorados e fiscalizados pelo agente regulador das concessionárias de energia do país, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mutirões já apontam resultados positivos

Atividade semelhante ocorreu recentemente em um alimentador (rede de energia) ligado a subestação Viamão 1 e resultou na redução de 72% na quantidade de vezes em que houve interrupção de energia para os clientes abastecidos por essa rede, e de 61% no tempo que os moradores ficaram sem luz.

 A melhoria dos indicadores de qualidade da Companhia, especialmente a duração das interrupções (DEC) e o número de ocorrências (FEC), é uma das metas prioritárias da gestão que assumiu o comando da Empresa em janeiro último. Conforme os dados gerenciais, nos cinco primeiros meses de 2015, com as ações técnicas, comerciais e administrativas já implementadas, houve uma redução de aproximadamente 17% e 16%, respectivamente, nos valores do DEC e do FEC. No ano de 2014, o DEC médio verificado ficou em 27,41 horas e o FEC em 17,63 vezes. Nos últimos doze meses, esses valores são de 22,86 horas na duração das interrupções e de 14,92 vezes na frequência, fortemente influenciados pelos dados de 2015.

O mutirão do dia 21 em números:

Técnicos envolvidos: 131

Veículos envolvidos: 42

Equipes leves, médias e de apoio: 31

Equipes com cesto aéreo: 5

Equipes de linha viva: 6

Postes substituídos: 51

Redes substituídas: 1,5 km

Equipamentos substituídos e/ou instalados: 27

Podas executadas: 420

Abate de árvores de grande e médio porte: 55

Rebaixamentos de copas de árvores: 20  

O GRUPO CEEE

O Grupo CEEE atua no setor energético e está presente em todo o Rio Grande do Sul, onde possui concessões de usinas hidrelétricas e eólicas, de linhas e subestações de transmissão e de distribuição de energia, além de participações em empreendimentos relacionados. Criada em 1943, é a maior empresa gaúcha do setor de energia elétrica e a terceira maior indústria do Estado, de acordo com a pesquisa Grande e Líderes no RS, realizada pela Revista Amanhã em 2015.

A CEEE Distribuição (CEEE-D) é responsável pelo atendimento de 72 municípios das regiões Sul e Sudeste do RS, incluindo, na Região Metropolitana, (Porto Alegre, Alvorada, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, Minas do Leão, Pantano Grande, São Jerônimo e Viamão). O mercado é formado por 1,6 milhão de clientes diretos.

Já a CEEE Geração e Transmissão (CEEE-GT) é a concessionária responsável por gerar e transmitir energia elétrica em todo o RS. O parque é formado por 15 usinas hidrelétricas e um eólico próprio, além da participação em dez empreendimentos hidrelétricos e um eólico. Na área de transmissão, são 66 subestações e quase sete mil quilômetros de linhas em tensões que variam de 69 a 525 mil Volts.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde