Notícias CEEE

CEEE-GT conclui obras de modernização da Subestação Cidade Industrial

Investimento de R$ 10 milhões reforça a confiabilidade do sistema de transmissão de energia no Estado

Por admin / Publicado: 12/11/2013 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) concluiu, no último final de semana, a modernização do setor de 230 kV (quilovolts) da Subestação Cidade Industrial (SE CIN), localizada na Avenida Guilherme Schell, 9100, no município de Canoas. “Esta é uma das obras mais complexas realizadas nos últimos anos pela Companhia”, diz o diretor Gilberto Silva da Silveira, que destaca a importância da obra para o reforço da confiabilidade do sistema elétrico do Estado. Segundo ele, “os ganhos de qualidade obtidos nessa Subestação, a partir do final deste projeto, onde foram investidos R$ 10 milhões, se refletem em todo o sistema de transmissão de energia elétrica do Rio Grande do Sul”.

 

Este trabalho envolveu grande complexidade, uma vez que a Subestação estava energizada e era necessário realizar a modernização garantido a continuidade do abastecimento, o que demandou a aplicação de procedimentos operacionais especiais, como 82 atividades com a linha viva, no qual se intervém no sistema de 230kV sem provocar interrupções. “Em alguns momentos, a empresa precisou, inclusive, construir trechos de linhas provisórios para remanejar o fornecimento durante algumas etapas das atividades”, informa Gilberto Silveira. Conforme o relatório técnico da área de transmissão da CEEE-GT, na relação dos reforços e melhorias realizados, houve a substituição de 20 disjuntores, 60 transformadores de corrente, 54 para-raios e a reforma de 95 chaves seccionadoras.  O empreendimento da Subestação Cidade Industrial envolveu, além de serviços externos contratados pela Companhia, 60 profissionais das Divisões de Expansão e de Instalações da empresa.

 

Neste ano, a CEEE-GT concluiu reforços em outras subestações que compõem a Rede Básica da área de transmissão, obras essas que integram o Programa RS Mais Energia e que objetivam  aumentar a confiabilidade da infraestrutura energética no Rio Grande do Sul, entre elas Alegrete e Maçambará, na fronteira-oeste; Garibaldi, na serra; Taquara, no Vale do Paranhana; Quinta, em Rio Grande; e Guaíba e Cachoeirinha, na região Metropolitana.

 

Características da Subestação Cidade Industrial (SE CIN):

 

Localização: Avenida Guilherme Schell, 9100 – Canoas/RS

 

  • 14 saídas de linhas de transmissão de 230 kV;
  • 02 transformadores de 230kV para 138 kV com potência de 150 MVA cada;
  • 02 transformadores de 230kV para 23 kV com potência de 50 MVA cada;
  • 02 disjuntores de transferência de 230 kV;
  • 03 saídas de linhas de transmissão de 138 kV;
  • 01 disjuntor de transferência de 138kV;
  • 10 saídas de linhas de distribuição de 23 kV (alimentadores);
  • 02 disjuntores de transferência de 23 kV;

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde