Notícias CEEE

CEEE faz vistoria nos dutos das redes que levam energia elétrica ao estádio Beira-Rio

Trabalho utiliza sonda especial, desenvolvida por meio de projeto de P&D da Universidade de Rio Grande

Por admin / Publicado: 29/04/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Na tarde de ontem (29), os técnicos da CEEE concluíram a inspeção da estrutura de bancos e dutos onde serão lançados dois alimentadores de energia elétrica que também farão o abastecimento ao Estádio Beira-Rio, local que sediará, na capital, cinco jogos da Copa do Mundo neste ano. 

Para a realização do trabalho, a empresa utilizou uma sonda de inspeção de dutos, equipamento desenvolvido através do Programa de P&D; do Grupo CEEE, que é coordenado pela Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais. O projeto intitulado “TATUBOT  Sistema de Inspeção de Redes de Distribuição Subterrânea”, tem o objetivo de percorrer o interior dos dutos, filmando e transmitindo as imagens em tempo real das condições dos mesmos.

A  CEEE-D realizou os depósitos de patente dos equipamentos gerados no âmbito do projeto, junto ao INPI em 2013, ano em que o projeto encerrou, garantindo desta forma a exclusividade do uso e/ou comercialização da tecnologia e/ou produtos gerados no mesmo.

O TATUBOT (equipamento robótico)  é utilizado para inspeção da condição dos alimentadores subterrâneos, verificando sua estrutura protetora e o aquecimento dos cabos. Com o uso dessa sonda é possível realizar reparos em banco de dutos de forma direcionada, pois é visível o tipo de problema e o local do problema, facilitando e agilizando a solução de um eventual problema existente, reduzindo desta forma, os custos envolvidos na atividade.

Além de estruturas subterrâneas junto a edificações e em conexões com alimentadores de energia aéreos, a CEEE tem cerca de 5km² de redes subterrâneas na área central de Porto Alegre, sendo responsável pelo atendimento direto de aproximademente 45 mil clientes nessa área da capital.

 

Fotos em https://www.flickr.com/photos/grupoceee

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde