Notícias CEEE

CEEE e Zaffari firmam parceria para implantação de nova subestação

Obras no sistema elétrico irão beneficiar novo empreendimento na Zona Norte

Por admin / Publicado: 03/08/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

 

A CEEE Distribuição firmou, na tarde de hoje, termo de compromisso com a Companhia Zaffari para implantação de obras no sistema elétrico para atendimento de novo empreendimento comercial  na capital gaúcha . Entre as melhorias e adequação da rede elétrica para a demanda desse prédio comercial, localizado na avenida Assis Brasil em Porto Alegre, estão a instalação de uma subestação compacta de 69 kV (kilovolts), a construção de um trecho de Linha de Transmissão de 69 kV (entre as subestações Porto Alegre 8 e Porto Alegre 1) e a construção de ramal em circuito duplo, para aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia.

A obra, com orçamento de aproximadamente R$ 3,2 milhões, tem previsão de implantação em fevereiro de 2011, e necessidade inicial de demanda de 1,5 MW, chegando a 5 MW em setembro do ano que vem. A participação da CEEE Distribuição consiste no assessoramento técnico da obra e posterior adequação dos equipamentos ao sistema elétrico, além de operação e manutenção futura da subestação.

O documento foi assinado na sede do Grupo CEEE, em  Porto Alegre, nas presença de representantes da Companhia Zaffari, do presidente da CEEE, Sérgio Camps de Morais e do diretor de Transmissão, José Francisco Pereira Braga.

 

Sobre as subestações compactas

 

A nova subestação será do tipo Gis (Gas Insulated Switchgear), que significa isolada por gás SF6. Apesar de ter um custo maior do que o de uma subestação convencional, a Gis tem como diferencial, o fato de ocupar espaços pequenos, tornando-se uma boa solução para os grandes centros urbanos. Além disso, uma das maiores vantagens está na proteção contra agentes externos como chuva, vento, animais e vandalismo, entre outros, que permite uma manutenção menos frequente. O Grupo CEEE já possui uma subestação similar, na empresa Castertech, integrante do Grupo Randon, em Caxias do Sul.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde