Notícias CEEE

CEEE continua trabalho de mutirão para restabelecer fornecimento de energia elétrica

Mais de 200 equipes trabalham para restabelecer o fornecimento a todas as regiões atendidas pela Companhia.

Por admin / Publicado: 19/11/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

Os técnicos da CEEE continuam o trabalho de mutirão para recuperar os estragos no sistema de energia causados pelo temporal que atingiu o estado no início da tarde de ontem (19) e, inicialmente, deixou 450 mil consumidores sem luz. Na área de concessão da Companhia, houve problemas em Porto Alegre e nas cidades da região Metropolitana, Centro Sul e Litoral Norte. Foram centenas de redes rompidas, postes quebrados, transformadores queimados, árvores sobre redes, entre outros danos. Pelo levantamento das regionais, estima-se que tenham caído 800 postes de energia, sendo 460 entre Torres e Mostardas, onde os ventos chegaram a rajadas de 130 km/h.

Na região de São Lourenço do Sul, uma torre de subtransmissão, que sustenta uma linha de 69 mil Volts entre as subestações de São Lourenço e Camaquã caiu no rio Camaquã, deixando, desde às 6 horas da manhã de ontem, 16 mil consumidores sem energia elétrica, ou seja todo município de São Lourenço do Sul, Turuçu e parte de Cristal. No total, a CEEE atua na recuperação do sistema com 1.243 pessoas. A Direção do Grupo CEEE - em conjunto com as Diretorias de Distribuição e Transmissão, áreas técnicas da Companhia, Centro Regional Centro Sul e Agência de São Lourenço do Sul - trabalha desde que o problema foi detectado para avaliar a extensão do acidente e encontrar uma solução alternativa de fornecimento. Emergencialmente, a CEEE encaminhou à região nove geradores para atendimento aos serviços essenciais (abastecimento de água, serviço de saúde e segurança). Hoje, técnicos sobrevoaram de helicóptero a região Centro Sul para inspecionar a estrutura danificada e encontrar uma solução para o restabelecimento da energia. Até às 19 horas, a Companhia finaliza mais uma etapa do trabalho, que está sendo feita de barco e que poderá ser eficaz para que haja a ligação, com segurança, da energia elétrica ainda antes do anoitecer.

No momento, 50,4 mil clientes ainda estão sem luz, sendo que na Capital e na região Metropolitana (Viamão, Alvorada, Guaíba, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel, Charqueadas) são cerca de 18 mil. Os outros 30 mil concentram-se nos municípios de Camaquã, Cristal, Turuçu, e região Sul (Pelotas e arredores), e também na região litorânea, principalmente nas cidades de Santo Antônio da Patrulha,Tramandaí, Torres, Pinhal, Capão Novo, Atlântida, Arroio do Sal e Arroio Teixeira. No litoral norte, Palmares do Sul foi uma das cidades mais atingidas. Agora ainda há problemas de energia para um terço da população de Palmares.

        O teleatendimento, que apresenta congestionamento nas linhas, devido ao grande número de clientes que contata com a Empresa, já recebeu cerca de 42 mil ligações desde ontem. Importante ressaltar que em situações assim a CEEE prioriza os trabalhos de recuperação nas áreas de hospitais, nas situações de risco (redes no chão e postes caídos) e em locais onde estão localizadas as estações de tratamento de água (Corsan e Dmae).

Cerca de 200 equipes (130 leves e 70 pesadas – com caminhões) trabalham e continuarão os serviços nesta noite. A CEEE espera concluir a maior parte do trabalho nas áreas urbanas ainda na madrugada. Há áreas que, em função da dificuldade de acesso, somente terão o restabelecimento durante o final de semana.

Para acesso da população, além do call center, a empresa abrirá as 29 agências comerciais neste sábado (21), das 8 às 12 horas. Também existem mais duas opções de contato: o site da CEEE (www.ceee.com.br) e o twitter (https://www.twitter.com/ceee_imprensa), que está sendo atualizado sempre que há novidades.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde