Notícias CEEE

CEEE constrói nova rede de energia em São Lourenço do Sul

Novo alimentador de energia em Taquaral beneficia especialmente os produtores de leite da região.

Por admin / Publicado: 13/01/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

A localidade de Taquaral, em São Lourenço do Sul, terá um reforço na qualidade da distribuição da energia elétrica com a construção de uma nova rede de 30 quilômetros de extensão. A autorização para a construção do alimentador de energia, investimento de R$ 980 mil, ocorreu nesta quinta-feira, 13, com a homologação do processo licitatório pelo presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, durante encontro, na sede da empresa na capital, com o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Zelmute Oliveira. A rede tem previsão de quatro meses para estar concluída e será composta por 551 postes e nove transformadores. Sérgio Camps informou que “esta obra, uma reivindicação da Costa Doce, vai beneficiar diretamente cerca de 300 famílias, e em especial os produtores de leite da região”.

Além desse empreendimento, a CEEE executa outros projetos importantes em São Lourenço do Sul. Ainda no primeiro semestre deste ano, a Companhia entrega a ampliação da Subestação (SE), que distribui energia a uma população de 45 mil pessoas da região Centro Sul do Estado. A fim de atender ao aumento da demanda e ao crescimento do setor produtivo - onde os destaques são a agricultura, o turismo, comércio e serviços - a Subestação de São Lourenço do Sul está recebendo um novo transformador de energia de 25 MVA (megavolts-ampère) e os técnicos realizam melhorias que irão possibilitar a automação da unidade, proporcionando comandos à distância, tornando-a mais avançada tecnologicamente.

Outro trabalho que encontra-se em fase final está sendo realizado pela Divisão de Subtransmissão da CEEE Distribuição. Através de uma variante na Linha de Transmissão (LT) entre as subestações de Camaquã e São Lourenço do Sul o abastecimento de energia elétrica terá maior confiabilidade em São Lourenço do Sul e parte dos municípios de Cristal e Turuçu. Técnicos da Companhia concluem até o próximo domingo (17) a construção de um novo trecho dessa linha, com cerca de três quilômetros e sete estruturas de madeira, a qual será utiliza para escoar a energia à população do município, enquanto ocorrer a manutenção definitiva das torres de metal que sustentam a LT Camaquã X São Lourenço do Sul e que foram atingidas pelo temporal do dia 19 de novembro de 2009, quando os ventos ultrapassaram os 100 Km/h no Estado.

O secretário de Turismo, Zelmute de Oliveira, que na reunião estava representando o prefeito José Nunes,  considera que as obras da CEEE em São Lourenço do Sul são fundamentais para garantir a infraestrutura ao setor produtivo das áreas urbana e rural e a uma população que cresce a cada verão. “Em janeiro, fevereiro e março, recebemos mais de 100 mil pessoas. Além disso, a disponibilidade de energia contribui para a ampliação das unidades industriais do município e, na área rural, o novo alimentador de energia de Taquaral irá possibilitar que os nossos produtores incrementem o uso de equipamentos e maquinários, o que certamente ajudará no aumento dos bons resultados para o setor”, acrescentou.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde