Notícias CEEE

CEEE abre ciclo de debates sobre energias

Guilherme Velho fez exposições sobre o cenário nacional

Por admin / Publicado: 21/03/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O especialista carioca em organização e dinâmica do setor elétrico, Guilherme Velho, proferiu palestra de abertura, na tarde desta quarta-feira, dia 21, no auditório do Grupo CEEE, do "Ciclo de Debates sobre Energias". Mestre em Ciências e Engenharia Elétrica e pós graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, o pesquisador abordou temas relacionados ao novo modelo do setor elétrico brasileiro e as estratégias que vêm sendo utilizadas pelas empresas para enfrentarem o mercado altamente competitivo da energia elétrica. Dividiu o modelo energético brasileiro em três fases. A primeira, que teve início na década de 40, quando o Governo iniciou sua participação no setor elétrico, a segunda, de 1993 a 2004, com a transferência das operações para as empresas privadas, e, por último, o novo modelo, baseado na garantia do suprimento através do planejamento.

O presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, abriu os trabalhos falando sobre a importância deste tipo de encontro para a realização de estudos e planejamentos na construção de propostas que venham reorientar o papel da CEEE, viabilizando-a como braço energético do Rio Grande do Sul. Disse que o Grupo CEEE deverá ser uma empresa capaz de propor e coordenar a implantação de soluções energéticas, para tornar o Rio Grande do Sul auto-suficiente e exportador de energia. "Para isso, desenvolveremos estudos de avaliação do potencial de produção de energia, através da biomassa, do bio-combustível, e das energias eólica e, também, a solar".

Estão programados para a continuidade do Ciclo de Debates, palestras sobre as diferentes formas de energias e a viabilidade de suas inclusões no sistema energético.

O Ciclo de Debates, que tem a coordenação do Diretor de Planejamento e Projetos Especiais do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Moraes, contou com a participação dos demais Diretores, de técnicos, pesquisadores e funcionários das áreas da Geração, Transmissão e Distribuição da Empresa.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde