Notícias CEEE

Casal comemora 14 anos de matrimônio com geladeira nova

Janete e Diolvane Almeida foram contemplados no primeiro dia de entregas em Viamão

Por admin / Publicado: 24/10/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

No dia em que fazem 14 anos de casados, a doméstica Janete e o prestador de serviços gerais Diolvane de Almeida comemoraram a substituição da geladeira antiga, presente de casamento, por um aparelho novo, nesta terça-feira. Eles são moradores de Viamão e foram contemplados pelo Programa de Eficiência Energética da CEEE, que retira para descarte geladeiras com mais de três anos de uso e entrega uma nova, mais eficiente, para famílias que têm tarifa social de energia elétrica. “É um presente imenso. Além de economizar energia, a gente tem um produto novo, de melhor qualidade para a família”, disse Diolvane.

O casal tem dois filhos – Vitória, de sete anos, e Guilherme, de 11 – e gasta uma média de R$ 40 com a conta de luz, valor que pretendem reduzir nos próximos meses com a troca do refrigerador e das quatro lâmpadas incandescentes, que deram lugar às fluorescentes compactas. “A gente trabalha para conseguir as coisas e dá o passo conforme a nossa perna. Comprar uma geladeira estava fora dos planos, porque é caro e iria comprometer o salário por muito tempo. Quando veio a notícia, foi uma bênção”, ponderou.

Neste primeiro dia de entregas no município, o aposentado Pedro Maciel também recebeu a equipe que trocou o refrigerador antigo da casa em que mora, no bairro Krahe. “Meu aparelho tem pelo menos dez anos. Agora o gasto com energia deve ser menor e isso vai ajudar”, avaliou.

Está prevista a substituição dos equipamentos para 891 famílias cadastradas em programas sociais do governo federal (com tarifa social de energia) em Viamão. Até o momento, foram entregues mais de 2 mil geladeiras em São Lourenço do Sul, Turuçu, Alvorada e Porto Alegre, onde a atividade continuará até a próxima quinta-feira, 29.

 

Dados do programa:

O Programa de Eficiência Energética atende a legislação em vigor e a normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por ele, 0,5% da receita operacional líquida é aplicado em eficiência (ações para promover o uso racional da energia). Desse total, 60% deve ser investido em projetos voltados a consumidores beneficiados pela tarifa social de energia, que são aqueles que fazem parte dos programas sociais do governo. Nesta primeira etapa de execução do projeto, a CEEE está investindo recursos da ordem de R$ 9 milhões, com o objetivo de substituir 10 mil geladeiras.

A empresa, contratada por licitação, vai fazer a retirada dos equipamentos antigos (geladeira e lâmpadas), a entrega dos novos (geladeiras, lâmpadas e tomada) e providenciará o descarte ecologicamente correto do aparelho antigo. O lixo seco retirado será entregue a uma central de reciclagem da cidade em que o produto foi substituído ou do município mais próximo.

Os clientes contemplados precisam ter em mãos um documento de identidade, estar em dia com o pagamento da conta, que deve ser apresentada no momento da entrega, bem como a carta enviada pela CEEE. Outro fator importante é que, para receber a geladeira, é necessário que esteja uma pessoa maior de idade. Os procedimentos são devidamente registrados através de um termo de recebimento.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde