Notícias CEEE

Vitrine do CCCEV recebe exposição de Móbiles, do escultor Nelson de Magalhães

Mostra vai até o dia 23 de outubro

Por admin / Publicado: 30/09/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), convida a população de Porto Alegre a conhecer a exposição Móbiles, de Nelson de Magalhães, com abertura a partir de 5 de outubro, no 1° andar do CCCEV. A mostra, que integra a programação do Porto Poesia 4,  sintetiza os mais de 30 anos de produção do autor.

 

O termo "móbile", empregado por Marcel Duchamp, ao nomear assim as esculturas dinâmicas e suspensas de Alexander Calder, remete-nos a "móbil", "movimento". Na mostra, o artista apresenta cerca de 30 móbiles, a maioria em cores primárias, alguns estábiles, desenhos sobre papel e fotografias que registram o processo de trabalho no ateliê do artista. Partindo da união entre o rigor e a fantasia, Magalhães utiliza-se de referências como Escher, Calder, George Rickey e da Bauhaus para subverter materiais e formas em suas peças, realizadas com MDF, alumínio, linha e tinta de tecido. Conforme o artista “são poemas aéreos e tridimensionais. Nós os lemos vendo a leitura da transformação de formas, no diálogo com a brisa”, define.

 

O autor da exposição aponta a origem de sua produção na escola de teatro, com as aulas de Carlos Pasquetti, em que o exercício da cenografia o direcionou para a manipulação do tempo e do espaço, através da criação de um repertório de desenhos para as cenas. Na exposição, o público está convidado a imergir nesse universo lúdico, geométrico, colorido e dinâmico dos móbiles, em que o vento ou o simples toque das mãos recuperam a magia de um sopro que concede vida a esses desenhos espaciais, despertando o imaginário de cada um de nós. A mostra ficará até o dia 23 de outubro no CCCEV, com entrada franca.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde