Notícias CEEE

A CEEE

Visita técnica marca entrega de nova subestação em Alvorada

Diretor de Distribuição participou da vistoria, coordenada por técnicos da Empresa

Por Andreia Fantinel / Publicado: 22/11/2019 Última modificação: 25/11/2019 08h45

Compartilhar

Mais de 40 mil unidades consumidoras da CEEE Distribuição de Alvorada passaram a receber energia da subestação Alvorada 2. Uma visita técnica realizada pelo diretor de Distribuição, Giovani Francisco da Silva, e orientada pelos profissionais da companhia, nesta sexta-feira, 22, marcou a entrega da nova unidade para a população. A atividade contou com a participação de autoridades do município, a quem foi explicada a importância da obra e o impacto que ela traz para o desenvolvimento de Alvorada.

A carga que antes era distribuída pela Subestação Alvorada 1 e Viamão 2, agora passa a ser dividida com esta nova unidade da concessionária, aumentando a capacidade de distribuição de energia e aliviando a carga dos outros alimentadores e transformadores. Desta forma, não só amplia a confiabilidade do atendimento aos clientes como permite que o município tenha mais energia disponível, com garantia de abastecimento para atender inclusive novos empreendimentos.

Além da subestação, o empreendimento recebe energia de uma nova linha de transmissão de 69 mil volts (69 kV), que conta com a chamada dupla alimentação, por ser abastecida por linhas de transmissão que a interligam às subestações Viamão 3 e Gravataí 2. Essa configuração é importante porque, na maioria dos casos, se houver falha em uma das partes da linha, a outra pode assumir, reduzindo significativamente a possibilidade de interrupção nessas circunstâncias.

As obras, junto com a rede de alimentadores, representam investimento de aproximadamente R$ 30 milhões. Além da melhoria da qualidade, disponibilidade e confiabilidade do sistema, a extensão dos alimentadores que hoje atendem a região também fica menor. Na prática isso significa que, com a entrada em operação da nova SE, a CEEE terá mais agilidade na identificação e no conserto de eventuais falhas.

A subestação Alvorada 2 e a linha de transmissão foram financiadas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O empreendimento faz parte de amplo plano de investimentos do Grupo CEEE nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em todo o estado do Rio Grande do Sul. Os investimentos entregues têm o objetivo de garantir maior confiabilidade e segurança para o sistema elétrico do Estado, e, nesta oportunidade, contempla o atendimento ao município de Alvorada, com reflexos também em Viamão.

Tags:

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde