Notícias CEEE

Usina Passo do Inferno completa 60 anos em operação

Solenidade que marca a data ocorre nessa sexta-feira, 14, junto à Usina, em São Francisco de Paula.

Por admin / Publicado: 13/11/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O Grupo CEEE, no ano em que comemora o seu 65º aniversário (1º/02/43), festeja também as seis décadas de operação da Usina Passo do Inferno, localizada em São Francisco de Paula, região serrana do Rio Grande do Sul.  Dentre as festividades programadas será realizada nessa sexta-feira, 14, uma solenidade na usina, localizada na RS 476, estrada que liga Canela - Bom Jesus - São Francisco de Paula,  às 11h. Na ocasião, será inaugurada uma placa comemorativa e, também, homenagens a empregados que fizeram parte da história do empreendimento. O evento contará com a presença do diretor de Geração do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, e os prefeitos de São Francisca de Paula, Décio Antônio Colla, e Canela, Cleomar Eraldo Port, além autoridades locais, regionais e empregados da Companhia.

Esse parque gerador, um dos primeiros aproveitamentos hidrelétricos do Rio Grande do Sul, começou sua produção energética a partir de 1948.  Trata-se da primeira hidrelétrica projetada e construída pela CEEE, cuja turbina foi fabricada na Suécia e o alternador no Canadá. O manancial hídrico aproveita o potencial do Rio Santa Cruz, onde dispõe de uma unidade instalada de 01 MW (megawatt) e encontra-se automatizada desde o ano de 1992. Sendo atualmente telecomandada à distância, a usina não possui operador e a sua produção é suficiente para abastecer 2.500 unidades consumidoras residenciais.

Além de sua contribuição no segmento de geração de energia, Passo do Inferno é um importante elemento da história da energia elétrica no Estado, que contribuiu para alavancar o desenvolvimento no território gaúcho. O Grupo CEEE realiza permanentes investimentos na preservação de suas usinas, com instalação de equipamentos modernos, porém, procura manter intactas as características arquitetônicas originais.

Atual estrutura organizacional

A CEEE foi fundada no dia 1º de fevereiro de 1943 e é responsável pelo serviço público de energia elétrica, nas áreas de Geração, Transmissão e Distribuição. Desde 2006, sua estrutura organizacional é constituída pelo GRUPO CEEE, formado pelas empresas - Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (CEEE Par), Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D) e a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE GT).

A Área de Geração é composta por 15 usinas hidrelétricas, localizadas no Sistema Jacuí, em Salto do Jacuí, e Sistema Salto, em Canela. Totalizam uma capacidade instalada de 910,6 megawatts (MW) de potência. A Companhia participa também de outros empreendimentos de geração de energia elétrica, tais como as usinas de Dona Francisca, Machadinho, Campos Novos, Foz de Chapecó, Monte Claro, Castro Alves, 14 de Julho e Jaguari.

Na área de Transmissão, a CEEE é proprietária da maior parte das linhas de transmissão, cerca de 98%,  nas tensões de 230, 138 e 69 quilovolts (kV), disponibilizadas para a rede básica no Estado. São 60 subestações e 15.254 mil estruturas, que sustentam 6.024 mil quilômetros de linhas no Estado. Essas instalações viabilizam o suprimento de energia às concessionárias de distribuição, que atuam no RS.

Responsável pela concessão de Distribuição de energia elétrica nas regiões Sul e Sudeste do Estado, que compreende municípios da área metropolitana, litoral e campanha, onde atende a 72 municípios, abrangendo uma área de 73.363 km², o que corresponde a cerca de 33% do mercado estadual. Possui 1,4 milhão de unidades consumidoras, atendidas por 29 agências e 03 centrais de recuperação de crédito. A área de Distribuição é composta por 52 subestações, com 64,5 mil km de redes instaladas, 46,5 mil transformadores e 830 mil postes.

A CEEE é uma empresa estratégica para os gaúchos, por seu papel no abastecimento energético. Constituiu, ao longo de seis décadas, um elenco de obras e de tecnologias capazes de assegurar a expansão do mercado consumidor e garantir os novos empreendimentos necessários e potencialmente promissores para desenvol-vimento do Rio Grande do Sul.