Notícias CEEE

Temporal derruba torres de linha de transmissão no Sul do Estado

Rajadas de ventos com mais de 130 km causaram danos no sistema elétrico

Por admin / Publicado: 06/09/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

            A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), em decorrência dos ventos de mais de 130 km/h e as fortes chuvas que ocorrem na região Sul do Estado, registra desde às 14 horas desta segunda-feira, em sua área de concessão, constituída por 72 municípios, inclusive a Capital, cerca de 100 mil unidades consumidoras que encontram-se sem abastecimento de energia elétrica.

            Os problemas mais acentuados concentram-se na região Sul do Estado, onde grandes extensões de redes e postes foram danificadas. Houve também a queda de três torres das Linhas de Transmissão de 230/138 kV UPME (Usina Presidente Médici), localizada em Candiota e estende-se até Pelotas. Além de parte da cidade de Pelotas, permanecem sem energia elétrica os municípios de Pedro Osório, Arroio Grande, Cerrito, Herval e Jaguarão. O rastro de destruição do vendaval atingiu também as cidades de Morro Redondo, Arroio do Padre, Capão do Leão, Canguçu, Piratini, Bagé, Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar, que ficaram com problemas parciais no abastecimento. Cerca de cem árvores caíram na estrada que liga Aceguá a Bagé (BR-153). Diversas árvores tombaram também na BR-392, entre Pelotas e Morro Redondo. Grande parte desses vegetais causaram problemas nas linhas e redes da Companhia. Na Capital, a repercussão foi menor e provocou falta de energia em partes dos bairros da zona Sul, onde cerca de oito mil clientes ficaram sem luz e aproximadamente dois mil consumidores no bairro Petrópolis, no período da tarde. Moradores de Alvorada e de Mostardas, região litorânea, também tiveram falta de energia.

            Equipes da CEEE trabalham ininterruptamente para normalizar o abastecimento e, em alguns casos, os técnicos buscam alternativas de remanejo de cargas para atender a demanda de energia elétrica de algumas localidades. Diante da gravidade do caso, e mesmo com todos os esforços dispensados, ainda não há previsão do pleno restabelecimento do sistema elétrico.