Notícias CEEE

Técnicos da CEEE trabalham 24 horas para manter fornecimento normal de energia

Operação envolve 50 técnicos, sendo 35 da CEEE.

Por admin / Publicado: 17/04/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Cerca de 50 técnicos, sendo 35 da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D) trabalham 24 horas ininterruptas para garantir o fornecimento de energia elétrica a mais de 26 mil pessoas do município de São José do Norte. A operação faz parte da troca de cabos aéreos da linha de transmissão que passa pelo canal de acesso à Lagoa dos Patos e liga Rio Grande a São José do Norte ao sistema elétrico interligado nacional. A linha de transmissão aérea de 69 kV (quilovolts), operando em 23 kV, atravessa o canal de acesso ao porto rio-grandino, desde o Tecon, em Rio Grande, até São José do Norte, e está a 72 metros do nível da água.

Os atuais cabos começaram a ser retirados nesta quarta-feira, 16, em função da necessidade de entrada de um pórtico que a empresa WTorre está trazendo da China para o dique seco, em fase de construção dentro da área portuária de Rio Grande. Em junho, está prevista a entrada de comportas para o estaleiro, com altura superior a 100 metros. Para essa operação, os novos cabos, que substituirão os antigos a partir da próxima semana, após a passagem do equipamento da Wtorre, serão tracionados a elevação necessária, de 100 metros.

Trabalho em equipe

A troca dos cabos é de responsabilidade HotLine, contratada pela WTorre, interessada no aumento da altura da linha para a passagem das embarcações de grande porte, e cabe à CEEE a fiscalização dos trabalhos para garantir o fornecimento de energia aos mais de nove mil clientes da CEEE em São José do Norte.

A equipe CEEE que trabalha nessa complexa operação está sediada em São José do Norte e é formada por 35 funcionários, entre eletrotécnicos, eletricistas e equipes especializadas em serviços de linha viva e telecomunicações, além dos atendentes da Agência. Os profissionais lotados na cidade, em Rio Grande, Pelotas, Mostardas e na capital, estão sendo coordenados pelo chefe da Divisão de Operação e Manutenção da CEEE de Porto Alegre, Sérgio Sodré da Silva, e pelo chefe da Agência de São José do Norte, Luciano Silveira. Integram, ainda, a operação, somente no município de São José do Norte, mais 15 técnicos da Poit Energia, encarregada de instalar os geradores e duas equipes de empreiteiras, contratadas pela CEEE e WTorre.

Testes

Nos testes realizados ontem (16), ocasionados por uma falha operacional nos trabalhos da Hot Line, um dos cabos que estava sendo substituído ficou preso numa estrutura metálica, causando desligamento da linha a partir da 18h30mim. Neste momento, mesmo sem a conclusão de suas instalações, os geradores tiveram que ser ligados na tentativa de abastecer o município. No acionamento dos equipamentos, localizados na área central da cidade e outros dois nos quilômetros 27 e 41 da BR 101, houve problemas técnicos ocasionando cortes de energia, principalmente na área rural. O abastecimento de energia voltou a ser normalizado em todo município, a partir da 1h30min da madrugada desta quinta-feira.

Hoje, integrantes da WTorre, da CEEE, da Poit Energia, da Hot Line e da Capitania dos Portos, estiveram reunidos, em Rio Grande, a fim de reavaliar o cronograma de trabalho. Segundo Sérgio Sodré, a continuação da retirada dos cabos só irá ser retomada após o perfeito funcionamento dos geradores, a fim de que não voltem a ocorrer problemas aos consumidores, como o registrado ontem à noite. A empresa WTorre irá ressarcir os consumidores por qualquer dano causado nos equipamentos elétricos nesse período. Já a Point Energia providenciou o envio, no final da tarde, à São José do Norte, de mais dois transformadores, que serão utilizados no reforço do sistema elétrico da região. No início da noite, a CEEE esteve também no Ministério Público de São José do Norte, informando todos os procedimentos que estão sendo adotados pela Companhia nessa operação.

Foto: Eletricistas trabalham em São Jose´do Norte

Foto: Ana Rita de Oliveira- CEEE

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde